PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Evangelho do dia


Terça-feira, 14 de Outubro de 2014.
Santo do dia: São Calisto I, Papa e mártir; São Venâncio de Luni, Bispo
Cor litúrgica: verde
Evangelho de hoje: São Lucas 11, 37-41
Primeira leitura: Gálatas 5, 1-6
Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas:
Irmãos, 1é para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. 2Eis que eu, Paulo, vos digo que Cristo não será de nenhum proveito para vós se vos deixardes circuncidar. 3Mais uma vez, atesto que todo o homem circuncidado que ele está obrigado a observar a lei. 4Vós que procurais a vossa justificação na lei rompestes com Cristo, decaístes da graça. 5Quanto a nós, que nos deixamos conduzir pelo Espírito, é da fé que aguardamos a justificação, objeto de nossa esperança. 6Com efeito, em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pela caridade; observar ou não a circuncisão não tem valor algum.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 118 (119)
- Senhor, que desça sobre mim a vossa graça e a vossa salvação que prometestes!
R: Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
- Não retireis vossa verdade de meus lábios, pois eu confio em vossos justos julgamentos!
R: Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
- Cumprirei constantemente a vossa lei; para sempre, eternamente a cumprirei!
R: Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
- É amplo e agradável meu caminho, porque busco e pesquiso as vossas ordens
R: Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
- Muito me alegro com vossos mandamentos, que eu amo, amo tanto, mais que tudo!

R: Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
- Elevarei as minhas mãos para louvar-vos e com prazer meditarei vossa vontade.
R: Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 37-41
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- A palavra do Senhor é viva e eficaz; ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4, 12)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição.39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia por Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787)
Bispo, Doutor da Igreja
6º Discurso para a novena de Natal
Um coração que verdadeiramente se dá a Deus
Compreendamos bem isto, o nosso coração pertencerá completamente a Deus a partir do dia em que por Ele renunciarmos a todas as nossas vontades, a partir do dia em que apenas quisermos o que Ele quer. Este Deus, de resto, só quer o nosso bem e a nossa felicidade. «Cristo morreu», diz o apóstolo Paulo, «para ser o Senhor dos vivos e dos mortos. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e se morremos, é para o Senhor que morremos. Ou seja, quer vivamos quer morramos, é ao Senhor que pertencemos» (Rom 14, 8-9). Jesus quis morrer por nós; que mais podia Ele ter feito para conquistar o nosso amor e Se tornar o único Dono do nosso coração? Cabe-nos portanto, doravante, mostrar ao céu e à Terra, com a nossa vida e com a nossa morte, que já não nos pertencemos a nós, mas que somos inteiramente posse do nosso Deus, dele apenas.

O quanto Deus deseja ver um coração que verdadeiramente se dá por completo a Ele! Com que amor ardente não o amará! Quantos sinais de ternura não lhe prodigalizará, já aqui, nesta vida na Terra! Quantos bens, quanta felicidade, quanta glória não lhe preparará nos céus! […]

Almas fiéis! Caminhemos ao encontro de Jesus; se Ele tem a felicidade de nos possuir, temos nós a de O possuir a Ele: a troca é muito mais vantajosa para nós do que para Ele. «Teresa», disse um dia o Senhor a esta santa [de Ávila], «não tinhas sido, até aqui, completamente minha; agora que és integralmente minha, fica a saber que Eu sou teu completamente.» […] Deus arde de um desejo extremo de Se unir a nós; mas é preciso que também nós zelemos no cuidado de nos unirmos a Deus.
Copyright© Arautos do Evangelho 2011. Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK