PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Ainda com dúvidas sobre o Enem? Aqui, um guia para você se orientar

Lista esclarece dúvidas e dá dicas de como proceder antes e durante a avaliação

Agora é pra valer. Ao meio- dia de sábado na Bahia (13h de Brasília), 665.056 estudantes de 162 municípios do estado têm um encontro marcado com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A dois dias da hora H, alguns candidatos ainda têm dúvidas sobre a prova. Pensando nisso, o CORREIO lista algumas dessas questões e, após consultar especialistas, dá dicas de como proceder antes e durante a avaliação.

E é bom a turma ficar bem ligada mesmo, afinal, há muito mais gente concorrendo às vagas este ano. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o aumento no número de participantes é de 21,6% em relação ao ano passado, quando 7,1 milhões de candidatos participaram da seleção em todo o país. Este ano, são 8,7 milhões. Apenas São Paulo, com 1.324.486 de candidatos, e Minas Gerais, com 979.259, superam a Bahia no número de inscrições. 


Mas  o que fazer para superar tantos concorrentes? Intensificar os estudos nesta reta final? É o que pretende fazer a estudante de Odontologia Paula Freitas, 21 anos, que tentará mudar para o curso de Medicina através do Enem pela quarta vez. Até amanhã, véspera do exame, não tem folga. “Vou tentar Medicina, mais uma vez, porque acredito que estou mais preparada e porque é o meu sonho”, justifica a jovem. 

Escolher um novo curso, tudo bem, mas estudar tanto e na véspera da prova é contraindicado pela maioria dos especialistas, a exemplo da professora Telma Brito, do Instituto Federal da Bahia (Ifba). O mais aconselhável nesse momento é descansar. “O estudante vem em um ritmo de estudos muito intenso. Esses últimos dias é o momento de deixar os livros de lado e  desacelerar”, orientou.

Para ela, a ansiedade que alguns candidatos sentem às vésperas das provas pode ser controlada com a realização de atividades físicas e passeios em grupo. “Conversar com os amigos, ir à praia, ou seja, fazer o que for mais prazeroso. O candidato precisa esquecer do exame, dormir bem e estar bem alimentado para fazer a prova”, complementou.

Sabatistas
Paula faz parte ainda do grupo de 69.396 mil candidatos sabatistas que farão a prova em todo o Brasil. São pessoas cuja religião não permite estudar entre o pôr do sol de sexta-feira e de sábado. Eles devem chegar às 12h, como todos os outros candidatos, mas ficarão retidos em uma sala até as 19h, quando poderão começar a responder as questões. Para Paula, essa medida é uma desvantagem na competição. 

“É importante respeitar nossa religião, mas quando começamos a prova, estamos com corpo e mente cansados após esperar cinco horas. O mais justo seria realizar a prova aos domingos e segundas. Seria mais igual”, defendeu.

Prova
As provas serão realizadas a partir de 12h na Bahia, mas os portões serão abertos às 11h. No sábado, a duração da prova será de 4 horas e meia e, no domingo, de  5 horas e meia.

No primeiro dia, as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cada uma com 45 questões. No domingo é  a vez de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Língua Estrangeira, Matemática e suas Tecnologias e a temida Redação.

Os especialistas aconselham que o candidato conheça o local antes do dia do exame e chegue ao menos 30 minutos antes do início das provas.  É bom também conversar com outras pessoas que vão fazer a prova. “As resenhas pré e pós exame ajudam a diminuir a tensão. Enem provoca tensão e se o candidato não estiver bem psicologicamente será difícil fazer boa prova”, aconselha o coordenador pedagógico  Zelão Teixeira. 

Se ligue

Depois de horas seguidas de dedicação, alguns candidatos esperam obter um bom resultado, mas, se não tomar cuidado,  esse trabalho pode ir por água abaixo. 
 
A estudante do 3º ano  Juliana Oliveira, 21, fará a prova pela primeira vez. Ela diz estar tão ansiosa com o exame que, para não esquecer nada, já separou o material que vai usar nos dois dias de avaliação. “A caneta precisa ser preta e transparente. Tenho que levar também o comprovante de matrícula e um documento de identificação com foto”, listou, entre nervosa e animada.

Segundo o Inep, o cartão de matrícula não é obrigatório e a carteira de habilitação,  de trabalho ou a reservista podem ser aceitas como identificação, desde que originais e com foto. 

Para quem perdeu o documento ou foi roubado basta levar ao local da prova o boletim de ocorrência registrado na delegacia. O candidato fará a prova por meio de identificação especial, ou seja, vai preencher e assinar um formulário. O mesmo vale para documentos vencidos ou ilegíveis. 

O Inep lembra ainda que é de responsabilidade do candidato checar os dados do cartão-resposta, do caderno de questões, da folha de redação, lista de presença, entre outros. Se houver erro, o fiscal de sala deve ser informado no ato. 

Short, bermudas e chinelos são permitidos durante as provas. O candidato pode levar também para a sala comida e água. No entanto, celulares, lápis, borracha, relógios, óculos escuros, bonés, entre outros, não são permitidos.

Os participante deve guardar os pertences em  uma sacola porta-objetos que será distribuída minutos antes da prova. Mesmo guardados, os celulares devem ficar desligados.

O gabarito com o resultado das questões objetivas será divulgado até três dias úteis após a realização das provas. Os resultados individuais ainda não têm prazo para divulgação, mas serão informados no site do Inep.

Serviço
A Polícia Militar informou que a segurança será intensificada no fim de semana do Enem nas estações de transbordo, proximidades e vias de acesso às escolas. Cerca de 15 mil policiais cuidarão da segurança da prova na Bahia.

Na capital, a Transalvador informou que a frota de ônibus será reforçada. No total, 935 veículos vão operar em 119 linhas.

FONTE:
CORREIO 24 HORAS

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK