PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Luiz Zini Pires: o que significa a queda de Blatter para o Brasil

Opinião

Todo mundo deseja distância do suíço que chamará uma nova eleição presidencial na Fifa em poucos meses

Luiz Zini Pires: o que significa a queda de Blatter para o Brasil FABRICE COFFRINI/AFP
Foto: FABRICE COFFRINI / AFP
Joseph Blatter é um morto-vivo. Todo mundo deseja distância do suíço que chamará uma nova eleição presidencial na Fifa em poucos meses. Ele não importa mais. Seus aliados de três décadas olham para a esquerda quando Blatter caminha pelo lado direito. Buscam um novo candidato, possivelmente outro europeu.

Imprensa americana afirma que Blatter está sendo investigado pelo FBI

A CBF segue o mesmo caminho. Respira chorando do capo. O ex-presidente José Maria Marin está preso na Suíça, seu antecessor, Ricardo Teixeira, íntimo de Blatter, é acusado de desviar milhões, e o sucessor, Marco Polo Del Nero, fugiu da Europa com medo de ser alcançado pelo FBI. Fragilizada, a CBF está tonta, não sabe como agir. A Fifa sempre foi um escudo que a protegia de todos os males cometidos.



Figo, sobre renúncia de Blatter: "Um bom dia para a Fifa e para o futebol"

A Polícia Federal (PF) controla a movimentação dos três mais fortes dirigentes do futebol brasileiro. A casa do futebol brasileiro é um caso de polícia.

Como o futebol brasileiro está desarticulado, sem lideranças e sem grandes ideias, a CBF respira com mais tranquilidade. Sabe que dos clubes e das federações, que garantem votos nas eleições da entidade, dificilmente surgirão ataques. A bancada da bola, instalada e bem paga em Brasília, trata de minar a CPI. O perigo maior é mesmo a Polícia Federal e o FBI que, ao menos no caso de Teixeira, sinalizam com evasão de divisas, falsificação de documentos públicos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.



CBF emite nota sobre adeus de Blatter: "Merece compreensão"

Del Nero não tem saída. Deverá renunciar em breve, talvez chamar novas eleições, repetir o estratagema de Blatter em Zurique. Como na Fifa, os parceiros da CBF, que injetaram R$ 359 milhões legais nas suas contas em 2014, ano da Copa do Mundo, querem uma mudança de rumo. Pedem novos dirigentes, pessoas mais capazes e muito, mas muito mais honestas. Mas quem vai liderar o processo de desmanche da corrupta CBF?

Blatter fala em "vergonha" por escândalo e diz que está no futebol por amor ao jogo

Nem Marin, muito menos Del Nero, fizeram sucessores. Não existe uma sólida liderança, um grande nome, entre os 20 clubes do Brasileirão e as federações.  A CBF está podre. Precisará renascer, talvez ganhar outro nome, novas leis internas. Como é uma entidade privada, o governo não pode colocar as mãos. Mas deve pressionar, assim como toda a sociedade.

Não há mais espaço para Teixeira, Marin e Del Nero no futebol. A era das trevas passou. Difícil agora é encontrar a luz. 


*ZHESPORTES
FONTE:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2015/06/luiz-zini-pires-o-que-significa-a-queda-de-blatter-para-o-brasil-4773612.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK