PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Conheça o exame que avalia a educação no Brasil

Postado por: 
Olá pessoal
Será que as atuais políticas públicas voltadas à Educação Básica no país são eficientes? Será que precisam ser reformuladas? Em que aspectos, exatamente, mexer? Responder a essas perguntas é a grande função da Prova Brasil – ou Anresc(Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), como também é conhecida, que avalia a educação no Brasil.

O que é a Prova Brasil

Trata-se de uma metodologia do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC, aplicada a cada dois anos em todas as escolas municipais, estaduais e federais da rede pública de ensino, com o objetivo de diagnosticar e avaliar a qualidade da educação ministrada nessas instituições.

Como é feita a Prova Brasil

A avaliação é feita por meio de teste, aplicado em todas as turmas de 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental, com mais de 20 alunos. Os estudantes respondem a questões de português, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas, além de perguntas relacionadas a sua condição socioeconômica.
Paralelamente, os professores das turmas e, também, os diretores das escolas avaliadas respondem a questionário que visa identificar dados demográficos, perfil profissional e condições de trabalho nas instituições avaliadas.
Com todas as informações da Prova Brasil em mãos, o MEC (Ministério da Educação) e as secretarias estaduais e municipais são capazes de detectar os pontos fortes e fracos de cada escola da rede pública e, assim, pensar em políticas públicas mais eficientes para cada região do país.
Os resultados são, ainda, divulgados no site do Inep para que pais, alunos, professores e gestores possam acompanhar o desempenho de seus colégios e, juntamente com o governo, trabalhar para melhorar a qualidade do ensino.
Vale ficar de olho! A qualidade da educação é sempre um item a ser lembrado.
Até a próxima!

FONTE: Canal do Ensino

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK