PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Primeiro teste para Rio-2016, Liga Mundial terá uso de vídeo e "rede-telão"

Guilherme Costa
Do UOL, no Rio de Janeiro


Esqueça a aversão que os dirigentes que comandam o futebol mundial têm ao uso de tecnologia. Primeiro evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio-2016, a fase final da Liga Mundial de vôlei masculino, com início marcado para esta quarta-feira (15), é prova inequívoca de que a modalidade vai em sentido contrário. As partidas realizadas no ginásio do Maracanãzinho terão auxílio de vídeo para definição de lances polêmicos e o advento de uma "rede-telão".
Criada por uma empresa belga, a rede vem sendo desenvolvida há um ano e será usada pela primeira vez na fase final da Liga Mundial. O aparato tem 38 LEDs na altura e 100 no comprimento (de cada lado), e isso cria a possibilidade de exibição de textos e imagens. A ideia é que ele fique apagado quando as partidas estiverem em andamento, mas exiba coisas como bandeiras, placares, estatísticas e até patrocinadores durante os intervalos.
"A palavra de ordem na FIVB [Federação Internacional de Voleibol] é inovação. Vamos buscar na tecnologia recursos para tornar o espetáculo cada vez mais atraente para todos os envolvidos: jogadores, público, TV, parceiros e patrocinadores. Nada substitui o talento dos jogadores, mas podemos tornar a experiência de ir ao ginásio cada vez melhor", disse o brasileiro Ary Graça, presidente da entidade que comanda o vôlei mundial.
A rede-telão pesa 15kg, mais do que o triplo de um equipamento convencional (4kg, em média). O novo aparato já vem sendo testado, e o feedback inicial é que os jogadores podem sentir diferença quando a bola bater nele.
O aparato tecnológico usado no ginásio do Maracanãzinho também contará com um sistema de vídeo que permite que técnicos contestem decisões da arbitragem. Os desafios são usados desde os Mundiais que a FIVB organizou em 2012 e foram incorporados à fase final da Liga Mundial no ano seguinte, mas ainda assim são uma novidade relevante na atual temporada.
Como a Liga Mundial não é um evento do Comitê Organizador Rio-2016, nem toda a estrutura olímpica será testada neste ano. A área avaliada será a de competição, o que inclui a "rede-telão" e o sistema de desafios por vídeo. Os Jogos da próxima temporada serão  os primeiros que usarão os dois recursos.
A fase final da Liga Mundial é dividida em dois grupos, e cada um tem três seleções. As duas primeiras avançam para as semifinais. O Brasil está na chave de norte-americanos, atuais campeões, e franceses,

Fonte:
http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas-noticias/2015/07/15/primeiro-teste-para-rio-2016-liga-mundial-tera-uso-de-video-e-rede-telao.htm

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK