PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Temperos Naturais Para Substituir o Sal

Não é nenhuma novidade que o sal, quando consumido em excesso, faz mal à nossa saúde. Ainda assim, nós brasileiros insistimos em salgar mais a comida que o necessário, comprometendo a pressão arterial e outras funções do organismo.
De acordo com levantamentos recentes, aqui no Brasil consumimos em média 12 g de sal por dia (mais que o dobro do recomendado pela OMS). O grande problema é o hábito de colocar o tempero no preparo dos alimentos e ainda complementar com mais um pouquinho na hora de comer. Nosso paladar se acostuma com os alimentos salgados, fazendo com o que consumo seja cada vez maior.
A ideia é que todos nós tentemos reduzir a ingestão diária de sal. Temperar menos os alimentos e evitar produtos industrializados com alto teor de sódio são as melhores opções. Quanto ao sabor da comida, outros temperos naturais bem menos agressivos para a saúde podem ser usados para deixar  tudo gostoso.
A dica é usar esses temperos em quantidades maiores e reduzir o sal aos poucos. Já ensinamos também como fazer o sal de ervas, que facilita a redução no consumo de sal.

Alho

O alho faz parte da vida dos brasileiros, mas quase sempre combinado com sal. A dica é abusar do primeiro e diminuir as quantidade do segundo na hora de preparar aquele saboroso temperinho caseiro. Diferentemente do sal, que eleva a pressão, o alho é fundamental para controlá-la. Ele também fortalece as defesas do organismo e atua na prevenção de doenças. O consumo tegular de alho melhora as funções respiratórias, reduz o colesterol e os triglicérides.
Alho
Alho

Cebola

A cebola também está bastante presente em nossa alimentação. Ela ajuda a ressaltar o sabor natural dos alimentos, além de deixar um aroma bem gostoso. Seus componentes melhoram a circulação sanguínea. O alimento contém ainda antioxidantes que retardam o envelhecimento das paredes das artérias. Quem sofre com doenças respiratórias pode se beneficiar com o consumo frequente da cebola, principalmente crua.

Gengibre

Os outros dois itens da lista são mais usados em nosso país. Já o gengibre acaba ficando restrito a algumas receitas, por causa do sabor picante. O que pouca gente sabe é que ele pode deixar caldos, carnes e molhos bem mais gostosos. A dica é acrescentar o gengibre em pequenas quantidades, para evitar o gosto forte e depois retirá-lo ao final do preparo. A raiz de origem oriental é excelente para as defesas do organismo, previne várias doenças e ainda ajuda no emagrecimento saudável.

Pimenta

Existem vários tipos de pimenta e todas elas trazem benefícios para a saúde. O segredo é combinar os aromas mais fortes, adocicados ou picantes com os pratos, deixando a comida temperada. Pesquisas mostram que as pimentas mais ardidas podem conter mais benefícios. O diferencial está na piperina, que dá o sabor picante a pimenta. Ela melhora a circulação, é bactericida e também atua na perda de peso. Porém, deve ser consumida com moderação por pessoas que sofram com hipertensão.

Limão

O limão é um alimento poderoso, capaz de prevenir doenças e trazer vários benefícios para a saúde. Por ser fonte de potássio, ele ajuda no controle da hipertensão. Além disso, regula a absorção de açúcares, favorece a digestão e estimula o sistema imune. Na culinária, o suco do limão combina muito bem com peixes, frutos do mar e saladas. Pratos crus geralmente ficam mais saborosos com um pouco de limão e o sabor marcante faz com que o uso do sal se torne dispensável.

Manjericão

O manjericão fresco tem aroma e sabor marcante, que lembram pratos italianos. A erva combina muito bem como massas e molhos, além de ser usada no preparo de carnes e outros pratos. Ela melhora o fluxo sanguíneo, ajudando no controle da pressão. A folha também contém componentes antioxidantes, neutralizando a ação dos radicais livres sobre as células. O ideal é acrescentá-las depois que os pratos já estiverem prontos pra que preservem todas essas propriedades.
Manjericão
Manjericão

Alecrim

O alecrim fresco ou seco é capaz de deixas as comidas muito saborosas. Ele tem poder de realçar os sabor assim como o sal, deixando tudo mais gostoso. Em nossa saúde, o alecrim desempenha a importante função de combater bactérias e melhorar a digestão. O tempero também é excelente para melhorar a digestão, além de evitar a formação de úlceras gástricas.

Orégano

Um estudo feito pela USP de Ribeirão Preto comprovou que o orégano, além de trazer benefícios para a saúde, pode enganar o paladar de quem gosta de sal. Na pesquisa, pessoas saudáveis e hipertensas de diferentes idades experimentaram pães feitos com maior ou menor quantidade de sal. Nessa etapa os pesquisadores notaram que os hipertensos, em sua maioria, optavam pelas receitas mais salgadas. Depois uma opção com orégano e pouco sal foi servida e a maioria dos voluntários escolheu o pão temperado com a erva.
FONTE: Receita Natural

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK