Depois de um longo dia de trabalho, você costuma chegar em casa com a sensação de que levou uma surra na rua? Isso acontece por causa da contração muscular, normalmente gerada pelo estresse e movimentos repetitivos. O pescoço e os ombros costumam ser os mais atingidos, mas outras partes do corpo também doem, como costas, pernas e até virilha.
Dores de Tensão
As dores nos ombros e pescoço normalmente são acompanhadas de encurtamento dos nervos, que em casos mais graves geram até caroços. Os músculos e nervos parecem que embolam, e uma boa massagem pode fazer com que os pontos de tensão sejam dissolvidos. Os nódulos de tensão ou pontos-gatilho, é o estresse doendo em você!
A ansiedade causa a rigidez muscular, e a oxigenação do local fica prejudicada, o corpo não consegue mais jogar fora as toxinas e isso tudo vai acumulando dores, que podem até comprimir os nervos, chegando à estados críticos.
Uma boa forma de relaxar é melhorar a respiração, e a postura. Normalmente, com o estresse temos a tendencia em erguer os ombros em direção às orelhas. O ideal é levar os ombros pra baixo e colocar a cabeça erguida. Para melhorar a postura e a respiração é ideal procurar fazer aulas de Yoga ou Pilates.
Evitar jogar a tensão os ombros também é uma boa prática. Uma atividade muito ruim para quem tem problemas deste tipo é dirigir. A tensão nos ombros, associada ao estresse do trânsito é uma bomba.
Para quem está com nódulos muito doloridos que precisam ser dissolvidos é bom procurar ajuda de um especialista, massagista ou acupunturista.
Outra forma de amenizar a dor é aplicar bolsa de água quente no local. Se puder tomar um banho de imersão (banheira) melhor ainda.
Remédios
Vários medicamentos alopáticos (remédios vendidos nas farmácias) são indicados para aliviar a tensão muscular, o famoso relaxante muscular ou analgésico, os mais conhecidos são o Dorflex ou Paracetamol. No entanto é bom lembrar que as dores são mais comuns na hora de dormir, e o Dorflex pode causar uma reação de agitação, e prejudicar a noite de sono, causando insônia.
Porém, para quem prefere uma alternativa mais natural, ao invés de usar essas drogas químicas, podemos ter bons resultados com algumas combinações de ervas.
O chá de camomila e o louro é ótimo, pois relaxa os músculos e combate possíveis inflamações. Veja a receita do relaxante muscular caseiro.
A camomila ainda é calmante e vai ajudar a relaxar a mente para dormir melhor e garantir um dia seguinte mais produtivo.
Você vai precisar de:
- 1 colher (sopa) de camomila
- 4 folhas de louro
- 1/2 litro de água
Modo de Preparo:
Junte as folhas de louro com a água e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, acrescente a camomila, desligue e abafe. Aguarde 10 minutos antes de coar. Beba morno.
Posologia
Tomar de 3 a 4 xícaras do chá durante o dia. Se a dor aparecer à noite, beba 1 xícara do chá antes de dormir e siga o tratamento dos dias seguintes. Caso as dores continuem, procure um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário