PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Surdez-mudez e qualidade de vida

Surdez-mudez e qualidade de vida

mulher
No dia 10 de novembro é comemorado, no Brasil, o Dia de Prevenção e Combate à Surdez. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 360 milhões de pessoas no mundo sofrem algum grau de deficiência auditiva. Os problemas de audição que ocorrem a partir do nascimento podem ser detectados desde cedo. Se corrigidos em tempo, podem dar à criança a oportunidade de falar. Caso o problema perdure sem tratamento ou intervenção, a criança demorará mais a adquirir a fala.

"O surdo-mudo vive em um mundo à parte. Essa é uma crença muito disseminada entre as pessoas, que ignoram o quanto pode ser criativo e produtivo um indivíduo com problemas de surdez e de fala. O desenvolvimento, a recuperação, ainda que parcial, e a integração dessas pessoas na sociedade é dever de todos nós. Para isso, é importante conhecer alguma coisa sobre a fala e a audição, os cuidados, os tratamentos. É muito importante também conhecer casos em que pessoas surdas-mudas são declaradas incapazes, quando na verdade elas podem decidir por si mesmas e têm direito de fazer escolhas em sua vida. A título de proteger, muitas vezes os direitos da pessoa deficiente são invadidos. Esses aspectos são abordados aqui, com uma ressalva: além das técnicas modernas de tratamento, o que faz desenvolver mais rapidamente um surdo-mudo é o respeito por sua pessoa, o reconhecimento de sua cidadania e principalmente o carinho daqueles que o cercam, tanto pessoal quanto profissionalmente."
O que é a audição

Audição é uma modalidade sensorial dominante, isto é, um sentido especializado em perceber os sons. Na espécie humana, os receptores da audição se localizam no ouvido interno. É através da audição que a pessoa tem a possibilidade de vir a desenvolver a habilidade da fala. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 360 milhões de pessoas no mundo sofrem algum grau de deficiência auditiva. 

O ouvido
O ouvido, órgão fundamental para a audição, é encontrado em todos os animais vertebrados. Ele é o responsável não apenas pela audição, mas também pelo equilíbrio do corpo. Para saber por onde os sons passam até chegarem aos ouvidos internos, é preciso conhecer as três partes de que ele é formado, que são: ouvido externo, que compreende a orelha, o canal auditivo e o tímpano; ouvido médio, que compreende pequeninos ossos chamados martelo, estribo e bigorna; e ouvido interno, que inclui cóclea (onde se dá a captação dos sons), sáculo, utrículo e canais semicirculares, e se localiza no osso temporal do crânio. O ouvido médio ainda tem comunicação com a faringe por meio de um canal flexível, que é denominado trompa de Eustáquio.

Toda essa engrenagem dentro do corpo humano está a serviço de perceber os movimentos, perceber a força da gravidade e da capacidade de ouvir os sons.


LEIA MAIS
Fonte: Boa Saúde

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK