Parechovirus: um possível causador |
Vou começar este artigo citando duas outras situações que deixam a urina escura. A hepatite (doença do fígado) tem como um dos primeiros e principais sintomas a "urina com cor de coca-cola", a outra situação que pode deixar o xixi escuro é o consumo de beterraba. Seu consumo pode deixar a uria com cor vermelho escuro, por causa de seu pigmento. E quanto mais beterraba a pessoa comer, mais escura ficará.
Já a doença da urina preta, como está sendo popularmente chamada e está infectando pacientes na Bahia, é ainda considerada como uma doença misteriosa. Pouco se sabe sobre ela, mas à medida que novos casos vão surgindo, pesquisadores traçam um mapa com os sintomas e as prováveis causas da doença.
Doença que deixa a urina preta: O que se sabe até agora
Sintomas
Os principais sintomas da doença misteriosa na Bahia são:
- dor muscular extrema que começa no pescoço e se espalha pelo corpo,
- insuficiência renal e
- urina da cor preta.
Segundo o infectologista Antônio Bandeira -- que acompanhou alguns dos casos em Salvador --, é como se o indivíduo tivesse feito uma maratona em poucos segundos e a urina fica preta porque...
“...É uma lesão muscular aguda, então a quantidade de mioglobina que está dentro do músculo acaba saindo e vai para a urina. Ela acaba dando essa cor de Coca-Cola. Esse pigmento também tem uma ação nefrotóxica (tóxica para os rins)”, explicou.A manifestação dos sintomas se assemelha a pequenos surtos ocorridos no exterior, como no Japão, entre 2008 e 2014, na França, entre 2008 e 2010, e na Dinamarca, em 2014.
Casos da urina preta
Todos os casos foram registrados na região metropolitana de Salvador. Além da morte em Vera Cruz, outro caso foi notificado em Lauro de Freitas, e 50 ocorreram na capital baiana. Os registros foram contabilizados de 14 de dezembro a 5 de janeiro deste ano.
Investigação da doença misteriosa da Bahia
Publicado por: Renata Fraia
Fonte: Saúde com Ciência
SAIBA MAIS...
Nenhum comentário:
Postar um comentário