Imagens: depositphotos |
Como funciona?
O nosso desejo de dormir depende de dois processos: da homeostase do sono e o sinal de alerta circadiano. Basicamente, o nosso organismo funciona da seguinte forma: quanto mais acordado você estiver, mais sonolento você fica.
Isto acontece devido ao acúmulo de um produto químico no cérebro conhecido como adenosina, que é um subproduto normal do metabolismo. Nossas células do corpo usam trifosfato de adenosina como principal fonte de energia, e a adenosina é o componente restante. Quanto mais permanecemos acordados, mais energia usamos e mais adenosina se acumula no cérebro.
O sono é, em sua maior parte, uma maneira de limpar a adenosina acumulada. De manhã, depois de uma noite bem dormida, os níveis diminuíram e começam a aumentar de novo com a vigília prolongada. Se você só gerencia quatro horas de sono em uma noite, vai acordar com sensação de cansaço, já que não teve tempo suficiente para limpar a adenosina. É importante reconhecer que mesmo períodos curtos de sono podem reduzir os níveis de adenosina. Portanto, uma rápida soneca pode reduzir a sonolência e aumentar o estado de alerta.
Quando a cafeína é acoplada a uma soneca, esses efeitos são aprimorados. A cafeína trabalha de forma independente para bloquear a adenosina, o sinal de sonolência. É assim que ela age como um estimulante e nos ajuda a nos sentir mais acordados, mesmo que não tenhamos dormido. Como resultado, uma soneca de cafeína combina duas intervenções que reduzem o cansaço. A pesquisa demonstrou que essa combinação é bastante efetiva em melhorar as medidas de alerta.
Quando você deve tirar essa soneca?
Você deve considerar tirar uma soneca de cafeína ao se sentir cansado durante o dia. Para a maioria de nós, isso pode corresponder com um mergulho natural no sinal de alerta circadiano que ocorre no período da tarde, muitas vezes entre 1 e 3 da tarde. Aliás, é por isso que algumas sociedades ainda mantém o período de sesta justamente no início da tarde (que é muitas vezes a parte mais gostosa do dia). E o processo é bem simples: basta tomar um pouco de café antes de tirar essa soneca e você sentirá a diferença.
Para evitar a insônia, é melhor evitar tomar uma soneca de cafeína no final do dia ou perto da hora de dormir. A cafeína é metabolizada pelo fígado, e cerca de metade dela só será eliminada em 5-6 horas, então é melhor evitá-la depois da tarde, caso tenha propensão a insônia.
Outras formas de evitar a sonolência diurna
Se você sempre sente sonolência durante o dia, provavelmente é devido à qualidade ou quantidade inadequada de sono. A privação do sono geralmente ocorre em adultos que têm menos de 7-8 horas de sono por noite. Tente dormir as horas adequadas, mantendo sua agenda de sono regular, e certifique-se de obter 15-30 minutos de luz solar matinal após despertar.
Lembre-se que a cafeína não substitui o sono. Embora possa amenizar os sintomas de sonolência, os efeitos são temporários. Portanto, se você está com dificuldade em dormir durante o dia, consulte um médico para descobrir como seu sono pode ser melhorado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário