PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 4 de julho de 2017

Como apagar todos os arquivos de um Android de forma irrecuperável

(Foto: Reprodução)
POR OLHAR DIGITAL
O Android conta com um recurso para apagar todos os arquivos e restaurar as configurações de fábrica do aparelho, mas ele permite que os arquivos sejam recuperados. Um estudo feito pela Avast conseguiu recuperar fotos, buscas no Google, emails, mensagens de texto e mais informações de 20 aparelhos comprados usados que tiveram as configurações de fábrica restauradas antes da venda.
Ou seja, se você quer se desfazer do seu smartphone Android, essa limpeza não garante que a próxima pessoa a usá-lo não tenha acesso aos seus arquivos.
Por sorte existem algumas pequenas medidas de segurança que você pode tomar antes de entregar um aparelho antigo a um novo usuário. Abaixo explicamos como fazer para garantir que ninguém consiga acessar seus arquivos antigos, mesmo que eles tenham sido apagados da memória do seu aparelho.
Desative a proteção de fábrica
Desde o Android 5.0 Lollipop o Google incluiu um recurso no Android chamado Factory Reset Protection (FRP, ou proteção contra restauração de fábrica), que visa dificultar a vida de ladrões de smartphones, mas que também pode atrapalhar quem comprou um aparelho usado.
Quando você entrega um Android com essa proteção ativada para outra pessoa, ela vai precisar das suas credenciais do Google para conseguir fazer qualquer coisa nele. A ideia é tornar smartphones Android menos atrativos para ladrões, que teriam dificuldade em apagar todos os dados e usar o dispositivo. Portanto, antes de vender seu Android antigo, é bom desativar o recurso.
Para isso, você vai precisar remover todas as contas Google vinculadas ao smartphone - faça uma busca por "Contas" nas configurações do Android. Depois disso, a restauração de fábrica será feita sem que o aparelho continue vinculado a uma conta, ou seja, ele estará livre para ser usado por outras pessoas.
Criptografe seus dados
Alguns smartphones lançados recentemente já contam com criptografia de arquivos ativada de fábrica - caso dos Samsung Galaxy S7 e S8, por exemplo - mas outros modelos exigem que o usuário ative o recurso.
Com a criptografia ativada, fica mais difícil para um futuro dono de smartphone conseguir restaurar arquivos que tenham sido apagados do dispositivo. O recurso é nativo do Android e pode ser ativado de maneira simples: na versão pura do Android, ele se encontra em Configurações -> Segurança -> Encriptação.
Encha a memória interna com arquivos inúteis

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK