PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Eleições de outubro poderão ser canceladas, se houver 'fake news'

A informação foi dada pelo ministro Luiz Fux, presidente do TSE
Segundo o ministro Luiz Fux, presidente do TSE,
se for comprovado o uso de "fake news" nas
Eleições 2018 no Brasil, ela poderá ser cancelada
(foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/Divulgação)
POR REVISTA ENCONTRO - Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as Eleições 2018 no Brasil poderão ter o resultado anulado caso seja comprovado que o candidato eleito, seja para presidente, governador, senador ou deputado, tenha usado as chamadas fake news (notícias falsas) em sua campanha eleitoral. A informação foi dada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE.

"Uma propaganda que visa destruir um candidato adversário pode gerar uma configuração de abuso de poder e pode levar a uma cassação. Se o resultado da eleição é o resultado de 'fake news', capazes de ter essa dimensão, a eleição é anulada", comenta Fux.

As declarações do presidente do TSE foram feitas durante um evento promovido pela revista Veja, em São Paulo (SP).

O ministro explica ainda que, em face das eleições, comitês de inteligência estão sendo formados em conjunto com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e com membros do Exército e da Polícia Federal para detectar esse tipo de fraude.

Segundo Luiz Fux, o Ministério Público também está acompanhando de perto esses trabalhos e o judiciário só vai atuar "quando for necessário".

Sobre o trabalho feito até o momento, o magistrado conta que o TSE exigiu explicações da empresa britânica de marketing digital Cambridge Analytica, que é acusada de divulgar notícias falsas no Brasil – apesar dele não tenha mencionado o nome, tudo indica que é essa instituição, que causou o escândalo de manipulação nas eleições dos Estados Unidos e que está sendo questionada também pelo Ministério da Justiça.

O objetivo, de acordo com Fux, é agir preventivamente, identificando fábricas de "robôs" (ou bots, que são programas usados para capturar dados na internet) de notícias falsas, para apreender equipamentos, se necessário e, em seguida, instaurar processos criminais.

(com Agência Sputnik)

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK