PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Saiba mais sobre a rara Síndrome de Duane

Problema congênito afeta o bebê em formação e causa danos nos músculos dos olhos
(foto: Pixabay)
POR REVISTA ENCONTRO - Considerada uma doença congênita rara, a Síndrome de Duane afeta o bebê quando ele ainda está em formação no útero da mãe. Ela é caracterizada por problemas na musculatura ocular e, consequentemente, na movimentação dos olhos. A síndrome faz com que alguns músculos que controlam o globo ocular se contraiam quando não deveriam, o que leva a problemas de visão e à movimentação irregular dos olhos.

A estimativa é de que existam cerca de 500 mil vítimas desse problema em todo o mundo. Comumente diagnosticada até os 10 anos de idade, a Síndrome de Duane, em cerca de 80% dos casos, atinge apenas um olho, mais frequentemente o esquerdo. Além disso, ela é mais comum nas mulheres do que nos homens.

Segundo pesquisadores das universidades King's College, de Londres, e Exeter, ambas na Inglaterra, a Síndrome de Duane é causada por uma mutação em uma das proteínas que colaboram para a formação de músculos e nervos do bebê durante a gravidez. O estudo realziado pelos ingleses mostra que essa mutação, provavelmente, ocorre em torno da sexta semana de gravidez.

De acordo com a oftalmopediatra Marcela Barreira, há um desenvolvimento inadequado de partes do tronco cerebral que controlam os músculos oculares "Existem seis músculos que controlam o movimento dos olhos. Cada músculo do olho recebe o comando para se movimentar dos nervos cranianos, que saem do cérebro. Na Síndrome de Duane, como o sexto nervo está ausente, os demais nervos podem tentar supri-lo, levando a movimentos oculares anômalos", explica a médica.

LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK