PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Sabia que os gatos podem ter pressão alta?

Assim como nos humanos, a hipertensão felina é uma doença 'silenciosa'
(foto: Pixabay)
POR REVISTA ENCONTRO - Apesar de ser muito conhecida por afetar os humanos, a pressão alta também pode ser um problema para os gatos. Aliás, a hipertensão arterial em felinos é, na verdade, bastante comum. "Estudos mostram que a condição, geralmente, ocorre em gatos com sete anos ou mais, aumentando à medida que envelhecem. Acredita-se que 5% dos gatos mais velhos aparentemente saudáveis %u200B%u200Bsofrem do problema", explica o médico veterinário David Grant, da ONG International Cat Care, do Reino Unido,e m entrevista para o tabloide britânico Daily Express.

Segundo o especialista, a hipertensão felina é causada em particular por duas doenças comuns em gatos mais velhos: a doença renal crônica e uma hiperatividade da glândula tireoide. Mas, existem outras doenças menos comuns que também causam o problema.

O veterinário alerta que a pressão arterial elevada em gatos é uma doença "silenciosa", assim como nos humanos, ou seja, não dá sinais de aviso até que ocorram problemas mais graves.

"Cérebro, coração, olhos e rins são particularmente vulneráveis. Os sinais podem incluir cegueira súbita devido ao descolamento da retina, insuficiência renal e problemas neurológicos. Felizmente, esses sintomas devastadores podem ser minimizados pela detecção e tratamento precoces", comenta David Grant, na mesma entrevista.

Por sorte, existe um medicamento licenciado que é eficaz no controle e na redução da pressão arterial dos gatos. "Os veterinários são encorajados a medir a pressão arterial em uma verificação de saúde anual a partir dos sete anos de idade para diagnosticar os casos de forma precoce", diz o especialista.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK