PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Pesquisadores desenvolvem técnica de invisibilidade que realmente funciona

A capa da invisibilidade do Harry Potter ainda
 está longe de ser real, mas pesquisadores
deram um passo importante em direção a ela
(Foto: Reprodução)
A ideia de tornar algo completamente invisível, seja um objeto ou você mesmo, ainda está um pouco distante do que vimos na Caverna do Dragão ou em Harry Potter. Mas pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Científica de Montréal, no Canadá, conseguiram dar um passo importante nesse processo recentemente: desenvolveram uma técnica de invisibilidade que realmente funciona. O método é diferente de outros já testados pela comunidade científica na forma como trata a propagação de luz – e, curiosamente, tem aplicações práticas e imediatas nas telecomunicações.
Alguns dos conceitos de capas de invisibilidade testados até hoje funcionam basicamente de uma mesma forma: eles alteram a forma como um raio de luz se espalha depois que é refletido por um objeto ou superfície. O problema é que, ao fazer isso, as soluções “forçam componentes com frequências diferentes em uma mesma onda de luz [...] a passar por variações diferentes de fase”, como explica um resumo do estudo, de autoria dos pesquisadores Luis Romero Cortés, Mohamed Seghilani, Reza Maram e José Azaña.
Na prática, isso significa que as ondas de luz são distorcidas, o que faz com que as capas de invisibilidade não tornem um objeto realmente imperceptível. Além disso, ao ter que lidar com a luz natural, as soluções podem simplesmente não funcionar – a luz do sol tem em seu espectro de faixas visível todas as cores possíveis, como explicou o pesquisador Josu Hernández-García em um artigo sobre o estudo, publicado no El País.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK