PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Batata doce ajuda quem tem diabetes

(foto: Pixabay)

O vegetal regula o nível de açúcar no sangue
Existem diversos tratamentos que ajudam a manter a qualidade de vida de quem sofre com o diabetes, sendo o mais comum a aplicação constante de insulina no organismo, por meio de injeções. A função dessa substância é simular o metabolismo e transformar o açúcar disponível no sangue em energia, mantendo controlado o nível de glicose no corpo.

O que pouca gente sabe é que um alimento bem popular no nosso cotidiano, a batata-doce, também é capaz de ajudar nessa tarefa. De acordo com matéria publicada no site da emissora de indiana New Delhi TV, os benefícios desse tipo de tubérculo já foram, inclusive, atestados pela Associação Americana do Diabetes (American Diabetes Association).

Segundo o livro Healing Foods (alimentos que curam, em tradução livre do inglês), da editora americana DK, a batata-doce possui "carboidratos de liberação lenta", além de um hormônio chamado adiponectina. A combinação dessas duas propriedades ajudaria a manter controlado o nível de açúcar no sangue (glicemia), garante a publicação.

O nutricionista Rupalli Datta, em entrevista para a New Delhi TV, desmente o mito de que alimentos ricos em amido devem ser totalmente retirados da dieta de quem tem diabetes. Segundo a especialista, se consumidos moderadamente, os produtos naturais com essas características, como é o caso da batata-doce, podem ajudar a manter a saúde em dia, porque também são ricos em nutrientes e fibras.

Vale lembrar que, atualmente, mais de 10 milhões de pessoas sofrem de diabetes no Brasil. Além disso, o número de vítimas desse sério problema metabólico vem aumentando todos os anos. Para se ter uma ideia, em uma década (de 2006 a 2016), o número de casos da doença aumentou 61,8%. Os números são da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, divulgada em fevereiro deste ano.


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK