PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Receitas para Cicatrizar Machucados na Pele

Para curar uma cicatriz de machucado, aprenda a fazer um compressa de arnica que acelera o processo de cicatrização de feridas além de outras receitas com ingredientes naturais. 
A arnica é muito eficiente para cicatrização de machucados
Nossa pele tem várias camadas que funcionam como proteção para os nossos órgãos internos mas mesmo assim, com toda essa “blindagem natural” devido a episódios externos, a camada cutânea e superficial da pele é a mais atingida.


Quando sofremos cortes, contusões queimaduras ou nos machucamos de outra forma, a pele se rompe e começa o processo de regeneração ou seja, a cicatrização dos machucados.
Nestes momentos em que acontece a ruptura da pele, o corpo produz o colágeno para fazer a cicatrização. Mas esse processo se torna lento com o passar da idade, a circulação sanguínea fica menos eficiente e as células também tem menos oxigênio disponível para trabalhar na cura das feridas. Os tecidos também deixam de ter uma elasticidade saudável.
Outro fator que prejudica a cicatrização natural da pele é o estresse. Com o episódio de estresse, o corpo libera corticoides que alteram o DNA das células; alterando o desempenho de regeneração, impedindo o corpo de produzir colágeno com eficiência o que torna a cura de machucados mais lenta.
Doenças como diabetes, obesidade, colesterol e pressão alta também seguem o mesmo processo do estresse em se tratando da cura de lesões na pele.  Pessoas que fumam ou tem carência de vitaminas também apresentam o mesmo quadro para a cicatrização.

Cicatrizantes naturais de machucados

Veja aqui uma lista de remédios caseiros e naturais que vão acelerar o processo de cicatrização de machucados.

Compressa de Arnica

  • Trinta grama de folhas de arnica,
  • Meio litro de água fervente
Modo de Preparo: Faça uma infusão com os ingredientes, quer dizer, ferva a água, desligue o fogo e acrescente as folhas de arnica picadas. Deixe esfriar por quinze minutos.
Posologia: Aplique a compressa morna de três a quatro vezes ao dia na região afetada, substituindo sempre que a compressa não estiver mais quente. Não ingerir.

Chá de Arnica

A arnica é conhecida como Marcela miúda, arnica silvestre, erva de lagarto ou rabo de rojão. Ela tem substâncias conhecidas como flavonoides e fenólicos, que age como anti-inflamatório, favorecendo o processo de cicatrização. E também possui ação flebotônica que melhora a circulação venosa, diminuindo a lesão na pele.
Além da arnica agir como anti-inflamatório e antisséptico também impede dores e inchaço.
  • 01 Colher de sopa de arnica
  • 250 ml de água
Como fazer: Coloque a água em uma panela e ferva. Depois adicione a arnica, tampe a panela e deixe descansando por 5 minutos. Coe e beba e tome no máximo 2 xícaras de chá por dia com espaçamento de 12 horas entre elas.
Para aplicação externa no local do machucado ou corte, molhe uma compressa ou pano limpo no chá morno e faça essa aplicação por 4 x ao dia.
Contraindicações: A arnica é contraindicada para gestantes, pessoas com feridas expostas, crianças e bebês, pessoas com problemas gastrointestinais, feridas com sangramento, pessoas com problemas nos rins, com pele sensível o alérgicas à arnica.

Compressa de Alho

O nosso querido e inseparável alho não serve só como tempero essencial em nossa alimentação , ele também tem ação depurativa, limpando o sangue, é um antibiótico natural, antimicrobiano, antisséptico, diurético e age no combate à febre.
Ele também é poderoso para curar chagas, feridas e arranhões por ser antibacteriano. Mas é preciso prudência para não causar irritação na pele ao aplicá-lo.
  • 03 Dentes de alho
  • 01 Xícara de chá de vinho
Como fazer: Esmague o alho junto como vinho e deixe descansando por 2 horas aproximadamente. Lave o local afetado e aplique a compressa. Não deixe ultrapassar 20 minutos. Coloque a mistura em um recipiente fechado e conserve na geladeira. Faça a aplicação 2 x por dia.
Atenção: se houver muita ardência, suspenda o uso do alho

Mel

O mel além de ser um delicioso adoçante natural também tem suas propriedades curativas. Os germes são atraídos pelo mel, assim como as abelhas. Esse processo de atração acontece quando o mel é colocado no local da ferida ou machucado. O mel desidrata os agentes malignos, deixando a pele limpa livre das infecções.
  • Uma pequena porção de mel
  • Um gaze esterilizada, lenço ou pano limpo
Como fazer: Limpe a ferida ou machucado e coloque o mel, cura com a gaze, lenço ou pano limpo sem apertar. Aguarde a pele absorver o mel.

Vinagre branco

Além de ser usado na culinária e bom para ser degustado, o vinagre branco também é um ótimo remédio para curar machucados e feridas.
  • 01 Colher de sopa de vinho branco
  • 01 Litro de água
Como fazer: Limpe as cascas de cicatrização que estiverem se formando em cima do machucado ou ferida. Assim as bactérias serão eliminadas. Vai arder um pouco mas não se preocupe, esse é o processo normal desse procedimento.

Feridas ou machucados que não cicatrizam

Corpo estranho: Geralmente quando o machucado ou ferida não tem seu processo natural de cicatrização é porque dentro da região afetada atem um corpo estranho como ferpa de madeira, espinho, caco de vidro, plástico ou ferro. Após a retirada desse corpo estranho, o organismo começa seu trabalho de regeneração.
Falta de higiene: Se o local afetado pelo machucado ou ferida não for limpo e esterilizado imediatamente, o local se torna uma porta para a entrada de diversas bactérias que podem causar infecções que vão dificultar bastante a cicatrização da pele.
É muito importante lavar o machucado ou ferida com sabão neutro e água. Mas se o ferimento for profundo, é necessário consultar um médico para fazer a limpeza e sutura (fazer pontos)no local afetado.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK