PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 7 de abril de 2019

Fechada há 5 anos, Biblioteca Pública do Ceará não tem prazo para reinauguração

A situação é simbólica porque atinge diretamente um dos espaços responsáveis por guardar e, em tese, difundir a memória do Ceará. Pesquisadores relatam prejuízos
obras já se encerraram, mas a biblioteca ainda não foi
reinaugurada por falta de mobiliário -
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Cinco anos fechada e sem data para reabertura. Essa é a situação da Biblioteca Pública Menezes Pimentel. Fundada em 1867, o equipamento de cultura mais antigo do Ceará permanece inacessível, à espera de uma reforma cujos contornos beiram o improvável. Em fevereiro de 2014, quando deixou de receber visitantes, o espaço já pelejava com a falta de cuidados. Infiltrações, problemas de ventilação e a pouca acessibilidade afastavam os frequentadores e colocavam em risco o acervo histórico da instituição. Anos depois, as obras já se encerraram, mas a biblioteca ainda não foi reinaugurada por falta de mobiliário.

A situação é simbólica porque atinge diretamente um dos espaços responsáveis por guardar e, em tese, difundir a memória do Ceará. No equipamento, estão armazenados cerca de 10 mil livros raros e 80 mil edições de jornais que circularam pelo Estado e ajudam a contar a história dos cearenses. Esse conteúdo serve de fonte para pesquisadores, que se veem prejudicados com a inacessibilidade da biblioteca.

"Tenho certeza de que se eu tivesse mais tempo de usar o equipamento aberto, poderia ter encontrado outros documentos que me ajudariam na pesquisa", afirma José Maria Almeida Neto, 30 anos, que conclui doutorado em História na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele pesquisa o uso dos bondes de tração animal em Fortaleza no século XIX e tem como uma das principais fontes os jornais da Capital nesse período. Na opinião de José Maria Neto, como a reforma da biblioteca ocorreu a partir de problemas sérios na estrutura antiga, não houve um plano para garantir a continuidade das pesquisas realizadas no local.
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK