PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Chá de Capim Santo e seus Benefícios

Conheça a receita do chá de Capim-santo, que atua como calmante, em casos de cólicas intestinais, cólicas uterinas e outros males. Aprenda as propriedades medicinais da planta e também o modo de plantio. 
O capim-santo é um ótimo calmante natural.
Capim-santo pode ser chamado também de Capim-limão, Capim- cidró, Capim-cidreira ou Cidreira. O nome científico desta planta é Cymbopogon citratus, e sua infusão é muito utilizada para fins medicinais devido às propriedades analgésicas, sudoríficas, calmante, dentre outras.
O chá de Capim-santo não deve ser confundido com a erva cidreira. Embora tenham muitas propriedades semelhantes, este chá de Capim-santo, que é regulamentado pela ANVISA, pode servir para diversos propósitos. Os principais compostos ativos são o citral, antifúngico e antimicrobiano, e o mirceno, analgésico.

Chá de Capim-santo

Ingredientes:
  • 1 a 3 g (de uma a três colheres de chá) das folhas de capim santo
  • 150 ml (uma xícara de chá) de água
Modo de Preparo: O modo de preparar o chá é por meio de infusão: ferve-se a água e desliga-se o fogo. Logo em seguida, acrescenta-se as folhas de capim cidreira e coloca-se a tampa, deixando abafado por alguns minutos. Utilize uma xícara chá de duas a três vezes ao dia.
Cuidados: Se ingerido junto com calmantes, pode aumentar o poder sedativo destes.

Benefícios do Chá

O chá de Capim-santo é feito com as folhas desta planta, vinda da Ásia, mais especificamente da Índia. A planta cresce em uma moita, e se propaga por meio de caules aéreos, que se desenvolvem horizontalmente. Suas folhas são longas e finas, lanceoladas.
É muito comum que esta planta também seja chamada de erva-cidreira, que é o nome mais popular dado a espécie Melissa officinalis. Porém, são espécies totalmente diferentes, apesar de ambas serem consideradas calmantes.
O óleo de Capim-santo também é utilizado na aromaterapia, principalmente em massagens pois ele elimina a tensão dos músculos, além do estresse. Pode-se usa-lo no tratamento da artrite e também de espasmos musculares. A propriedade antifúngica da planta é potencializada com o óleo concentrado, beneficiando na eliminação de micose e pé-de-atleta.
Porém, o chá, como a receita que dissemos acima, é outra forma utilizada do Capim-santo. Ele é recomendado para tratamentos internos, na ocorrência de estresse, insônia, tensão, febre, cólicas estomacais, intoxicação alimentar, dentre outros males. Caso queira saber mais sobe a planta, leia um trecho retirado do artigo científico que você pode acessar clicando aqui.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK