PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 8 de julho de 2019

O que é Esporão do Calcâneo? Quais são os Tratamentos Naturais?

Tire todas as suas dúvidas sobre o problema conhecido como esporão do calcâneo. Veja também algumas dicas naturais e caseiras para acabar com as dores no calcanhar. 
Saiba como evitar os esporões calcâneos,
uma calcificação dos tecidos.
Um dos principais motivos de queixas para os ortopedistas são dores no calcanhar. E, as dores no calcanhar são o principal sintoma do esporão. O problema se caracteriza por uma calcificação na fáscia e no tendão muscular – localizados na região plantar dos pés. Essa calcificação se assemelha à espora do galo, de onde vem o nome da doença.
No entanto, a dor não é provocada pelo esporão, como muitas pessoas imaginam, mas sim pela inflamação do tendão e da fáscia. Assim, o uso de anti-inflamatórios, combinado com tratamento fisioterápico é a melhor forma de amenizar as dores causadas pelo esporão. Existem também outros métodos utilizados para tratar o esporão, como as compressas e também escalda pés. Confira abaixo.

O Esporão

As mulheres são mais atingidas pelo esporão, principalmente as com idade entre 40 e 50 anos. No Brasil, cerca de um milhão de pessoas buscam tratamento médico para dores no calcanhar todos os anos. Na maior parte dos casos, a dor é sintoma de uma fascite plantar (inflamação na fáscia), que pode ou não vir acompanhada do esporão.
Geralmente, a calcificação acontece em decorrência de um desgaste do tendão calcâneo. Por isso, as principais causas do esporão são atividades físicas, como corrida e caminhada, sobrepeso, uso de sapatos desconfortáveis e também longos períodos em pé.
Como mencionado, o calcâneo é o osso de maior tamanho presente nos nossos pés. Assim, ele também é o osso mais desgastado e que suporta nosso peso. O esporão é uma protuberância óssea presente na sola do pé ou próxima ao tendão de Aquiles. Ele decorre devido a inflamações no osso calcâneo e nos tendões, ocasionando à calcificação dos tecidos.
Para evitar os esporões, evite usar saltos muito altos ou calçados que sejam desconfortáveis para os seus pés. Opte por calçados macios, confortáveis e que não deixe a passada torta. Caso você participe de esportes, utilize os calçados adequados para eles. Para corrida, use tênis com molas e que suavizem as passadas.

Tratamentos

Estudos revelam que 80% dos pacientes que sofrem com o esporão deixam de sentir dores no calcanhar após algumas semanas de tratamento médico. Como dissemos, os especialistas recomendam os exercícios de fisioterapia e medicação para inflamações. São raros os casos em que a cirurgia para remoção do esporão é necessária.
Inicialmente, os esporões podem ser tratados com gelo no local e repouso. Assim, evita-se o desgaste ainda maior e o agravamento dos problemas. Ainda, no começo, tente andar descalço sempre que possível em terrenos regulares, para que o seu pé se estenda e também alongue.
Além disso, outras opções de tratamento logo no início do esporão são outros tipos de alongamentos. Como por exemplo, alongas as panturrilhas, e também a planta dos pés, estendendo os dedos por 20 minutos todos os dias.
Chá de Sucupira: Uma boa dica para quem não consegue se livrar das dores constantes é o chá de sucupira ou a tintura preparada com as sementes da planta. É comprovado que a sucupira conta com substâncias anti-inflamatórias e analgésicas, que podem amenizar a dor e contribuir para o tratamento da fascite plantar.
Compressa de Espinafre: Pode-se também preparar uma compressa de espinafre, pois as substâncias zeaxantina e violaxantina ajudam a amenizar a dor. Utilize 10 folhas de espinafre e as amasse, depositando em cima do esporão e passando um pano limpo por cima, ou mesmo uma atadura.
Tintura de Abacate: A tintura de abacate é muito fácil de ser preparada, e são necessários apenas três ingredientes. São eles 1 caroço de abacate, 500ml de álcool e 4 pedras de cânfora. Deposite o álcool e a cânfora, além do caroço de abacate ralado, em um recipiente de vidro. Para aplicar, embeba um pano limpo na tintura e coloque no esporão.
Escalda pés com sais: Para esse tratamento de escalda pés é necessário utilizar os sais de Epsom. Eles contém sulfato de magnésio, e são encontrados nas farmácias e outras lojas de produtos naturais. Utilize duas colheres de sais e água morna para realizar o escalda pés.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK