PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Alimentação pode prevenir sintomas depressivos

Para o nutricionista Filipe Brito, é necessário cuidar do intestino e do sistema nervoso
A banana é fonte de triptofano, aminoácido que
 ajuda o organismo a aliviar sintomas da depressão
Foto: Elizangela Santos
A nutrição é fator de equilíbrio para a prevenção de um transtorno que já é comum na contemporaneidade: a depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é recordista em casos da doença na América Latina e os maus hábitos alimentares de boa parte da população podem sustentar ou até "facilitar" os sintomas de desequilíbrio psíquico.

Questionado sobre qual seria o papel da alimentação na prevenção e no alívio dos sintomas da depressão, o nutricionista Filipe Brito situa que cada indivíduo deve ter um cuidado diferenciado com o intestino.

A maior parte da serotonina - neurotransmissor relacionado aos sintomas depressivos - é produzida no órgão. "Isso já nos dá uma pista de como a alimentação e nossa saúde gastrintestinal está envolvida na prevenção dessa desordem", sinaliza Filipe.

O nutricionista acrescenta que a inflamação do sistema nervoso é outro processo que desencadeia a depressão. Os alimentos com potencial anti-inflamatório, portanto, são eficazes para o alívio.
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK