. |
DESTAQUES DA SEMANA ANTERIOR:
Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUE NA SEMANA no Blog do Parceiro: 25/08 a 31/08/19
10º LUGAR:
The Fevers - Grandes Sucessos
FONTE DO VÍDEO
CANAL:
Viajando ao Passado :
#viajandoaopassado
Já conta com 212.726 inscritos, administrado por Moésio Alves de Souza
Moésio Alves de Souza / Youtube |
"Vc que gosta do meu trabalho e quer ajudar a manter o canal, Doe QUALQUER valor para a conta poupança: caixa econômica." AG: 1371CP: 57896-0 Moésio Alves de Souza
9º LUGAR:
HORA DO RISO: O político e o acidente!
.. |
"NÃÃÃÃOOO!" gritou o homem, triste. Ele sabia que mesmo com o melhor mecânico, seu carro nunca mais seria o mesmo. Finalmente, um policial de trânsito chegou ao local. O político correu até ele, gritando: "AQUELE CAMINHONEIRO IDIOTA ARRANCOU A PORTA DO MEU MERCEDES NOVO!", exclamou.
"Você é um político, não é?", perguntou o policial.
"Sim, eu sou, mas o que isso tem a ver com o meu carro?", perguntou o homem.
"Ha!", respondeu o policial. "Vocês políticos são sempre tão materialistas. Tudo o que importa são as suas posses. Eu aposto que você nem percebeu que seu braço esquerdo está faltando, não é?" disse o policial.
Então, o político olhou para baixo e, percebendo o que havia acontecido, exclamou: "MEU ROLEX!"
FONTE: https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=7910
LEIA MAIS EM: HORA DO RISO
8º LUGAR:
8º LUGAR: Falta pouco para o canal do Joseni de Lima alcançar os mil inscritos. Confira os vídeos...
FONTE DO VÍDEO:
São plantados aqui no sítio - ARACOIABA - CEARÁ, às margens do Rio Candeia.
Coentro antes de chegar a sua mesa. SAIBA MAIS SOBRE O RIO CANDEIA: AQUI
Os vídeos mais acessados são:
1. CANTEIROS DE COENTRO
18. FESTA DA NONCHA
VEJA TODOS OS VÍDEOS DO CANAL JOSENI DE LIMA: AQUI
O vídeo mais acessado é:
Em 3º lugar: Na hora do parabéns pra você alguém solta um pum
7º LUGAR:
Invasões e lixo tomam conta de ferrovias no interior
Sem fiscalização adequada, 673 km de trilhos estão sendo apropriados de forma irregular pelas cidades do Ceará. No lugar onde os trens deveriam estar circulando, há casas, estabelecimentos comerciais e muito lixo
A sensação de abandono de ferrovias no interior do Ceará está causando especulação quanto ao destino da faixa de domínio, como são denominadas as áreas de segurança que abrangem os dois lados da malha ferroviária. Gradualmente, os trilhos vão sendo descaracterizados, seja pela ação do tempo ou do homem. Diante do fim das operações dos trens, aos poucos alguns moradores têm se apropriado dessas áreas de forma irregular. O interesse advém do tamanho desta área. Para cada lado do trilho, o Governo Federal é o detentor legal de 22,5 metros. O amplo espaço quadrado se apresenta, na visão dos invasores, suficiente para construções de residências e estabelecimentos comerciais.
Na linha denominada "Tronco Sul", com extensão de 550 km de Fortaleza até a estação de Arrojado, em Lavras da Mangabeira, e mais 123 km até a cidade de Crato, a irregularidade tem se apresentado mais frequente. De acordo com a Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (FTL), responsável pela via férrea, os atuais trilhos que cruzam quase dez municípios, até chegar ao Cariri, estão em desuso. No entanto, com projeção de ser reativado com a implementação da nova linha férrea pela Transnordestina. O problema é que, diante dos anos de inércia, parte destes 673 km estão sendo apropriados de forma ilegal. Ao perceberem o desaparecimento dos trens, moradores de algumas dessas cidades, principalmente de Quixadá, passaram a invadir a faixa.
Alguns alegam necessidade por conta do déficit habitacional. Quem precisa de moradia se arrisca. "Agora, a gente não se preocupa mais com o apito do trem, mas com a sirene da polícia. Vez por outra aparece alguém para mandar derrubar tudo. Pode ser errado, mas para quem não tem onde morar, essa é a opção", comenta a desempregada Maria Aparecida, mãe de cinco crianças e que ergueu, há um ano, sua casa por sobre uma área de domínio federal.Fora da lei
A justificativa da quixadaense pode ser relacionada a um dado exposto por uma pesquisa realizada pelo Ministério da Cidade. Conforme o estudo, o Ceará vai precisar de quase um milhão de novas moradias nas próximas duas décadas. Contudo, para o especialista em habitação, Fábio de Oliveira, o perfil de quem constrói casas em áreas irregulares nem sempre condiz com aqueles que estão sem moradia. "Muitos se aproveitam para outra finalidade. Isso porque quanto mais próxima do Centro da cidade, mais valiosa é a área. Então muitos veem uma oportunidade de lucrar, fora da lei, com esses imóveis construídos. Só para se ter uma ideia, um metro quadrado pode valer mais de R$ 1 mil nas regiões centrais", explicou.
Ainda conforme Fábio, essas faixas de domínio deveriam ser transformadas em avenidas, vez que já são áreas públicas pertencentes à União. "Se os trens não correm mais, essas vias, que chegam a cortar as cidades de uma ponta a outra, podem ser muito úteis para o escoamento do tráfego rodoviário. A faixa pode ser cedida às prefeituras, dessa forma evitando a apropriação ilegal e o abandono, como se vê em Quixadá", acrescentou.
Alternativas
Esse modelo de cessão exposto por Fábio já está sendo utilizado em Iguatu, maior cidade do Centro Sul do Estado. O poder público municipal se apropriou dos espaços abertos pela ferrovia na área urbana, mas de forma legal. Um contrato, de 20 anos, permite a utilização. Através dele, foram abertas ruas e as passagens de nível receberam pavimentação de asfalto. Outra alternativa é tombar esses locais que, em certos casos, tem valor histórico e arquitetônico. Em Senador Pompeu, 10 km de via férrea estão conservados e protegidos como patrimônio histórico nacional, tombado pelo Iphan.
Atuação
Gestores municipais das cidades com áreas de domínio invadidas informam não ser da responsabilidade deles a preservação da via férrea, como também ações de desocupação. No caso de Quixadá, a Prefeitura ressaltou se esforçar para manter o corredor ferroviário em conformidade com a lei.
Responsabilidade
O contrato de concessão e arrendamento com a União estabelece à FTL a obrigação de adotar medidas para evitar o uso da faixa de domínio, um espaço que, por motivos de segurança, deve estar livre e não pode ser ocupado em nenhuma hipótese. A reportagem questionou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela regulação das atividades de exploração da infraestrutura ferroviária e rodoviária federal, sobre ações estão sendo adotadas para evitar as ocupações irregulares, e sobre o destino da linha desativada. Até a conclusão desta edição, não houve resposta da autarquia.
Extensão
De acordo com a FTL, atualmente, no Ceará, está em operação comercial apenas o trecho de 502 km, do Porto do Mucuripe até a divisa com o Piauí. Nela são transportadas cargas por 1,2 mil km entre os portos de Itaqui, em São Luís (MA), Pecém em São Gonçalo do Amarante (CE) e Mucuripe, em Fortaleza. A Ferrovia Transnordestina atua no transporte de cargas desde a privatização da Malha Nordeste ocorrida em 1998, época em que teve início o período de concessão. Transporta, entre outros, derivados de petróleo e minério de ferro.
Faixa de domínio ferroviário tomada por árvores e até um estabelecimento comercial, em QuixadáFoto: Alex Pimentel |
Na linha denominada "Tronco Sul", com extensão de 550 km de Fortaleza até a estação de Arrojado, em Lavras da Mangabeira, e mais 123 km até a cidade de Crato, a irregularidade tem se apresentado mais frequente. De acordo com a Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (FTL), responsável pela via férrea, os atuais trilhos que cruzam quase dez municípios, até chegar ao Cariri, estão em desuso. No entanto, com projeção de ser reativado com a implementação da nova linha férrea pela Transnordestina. O problema é que, diante dos anos de inércia, parte destes 673 km estão sendo apropriados de forma ilegal. Ao perceberem o desaparecimento dos trens, moradores de algumas dessas cidades, principalmente de Quixadá, passaram a invadir a faixa.
Alguns alegam necessidade por conta do déficit habitacional. Quem precisa de moradia se arrisca. "Agora, a gente não se preocupa mais com o apito do trem, mas com a sirene da polícia. Vez por outra aparece alguém para mandar derrubar tudo. Pode ser errado, mas para quem não tem onde morar, essa é a opção", comenta a desempregada Maria Aparecida, mãe de cinco crianças e que ergueu, há um ano, sua casa por sobre uma área de domínio federal.Fora da lei
A justificativa da quixadaense pode ser relacionada a um dado exposto por uma pesquisa realizada pelo Ministério da Cidade. Conforme o estudo, o Ceará vai precisar de quase um milhão de novas moradias nas próximas duas décadas. Contudo, para o especialista em habitação, Fábio de Oliveira, o perfil de quem constrói casas em áreas irregulares nem sempre condiz com aqueles que estão sem moradia. "Muitos se aproveitam para outra finalidade. Isso porque quanto mais próxima do Centro da cidade, mais valiosa é a área. Então muitos veem uma oportunidade de lucrar, fora da lei, com esses imóveis construídos. Só para se ter uma ideia, um metro quadrado pode valer mais de R$ 1 mil nas regiões centrais", explicou.
Ainda conforme Fábio, essas faixas de domínio deveriam ser transformadas em avenidas, vez que já são áreas públicas pertencentes à União. "Se os trens não correm mais, essas vias, que chegam a cortar as cidades de uma ponta a outra, podem ser muito úteis para o escoamento do tráfego rodoviário. A faixa pode ser cedida às prefeituras, dessa forma evitando a apropriação ilegal e o abandono, como se vê em Quixadá", acrescentou.
Alternativas
Esse modelo de cessão exposto por Fábio já está sendo utilizado em Iguatu, maior cidade do Centro Sul do Estado. O poder público municipal se apropriou dos espaços abertos pela ferrovia na área urbana, mas de forma legal. Um contrato, de 20 anos, permite a utilização. Através dele, foram abertas ruas e as passagens de nível receberam pavimentação de asfalto. Outra alternativa é tombar esses locais que, em certos casos, tem valor histórico e arquitetônico. Em Senador Pompeu, 10 km de via férrea estão conservados e protegidos como patrimônio histórico nacional, tombado pelo Iphan.
Atuação
Gestores municipais das cidades com áreas de domínio invadidas informam não ser da responsabilidade deles a preservação da via férrea, como também ações de desocupação. No caso de Quixadá, a Prefeitura ressaltou se esforçar para manter o corredor ferroviário em conformidade com a lei.
Responsabilidade
O contrato de concessão e arrendamento com a União estabelece à FTL a obrigação de adotar medidas para evitar o uso da faixa de domínio, um espaço que, por motivos de segurança, deve estar livre e não pode ser ocupado em nenhuma hipótese. A reportagem questionou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela regulação das atividades de exploração da infraestrutura ferroviária e rodoviária federal, sobre ações estão sendo adotadas para evitar as ocupações irregulares, e sobre o destino da linha desativada. Até a conclusão desta edição, não houve resposta da autarquia.
Extensão
De acordo com a FTL, atualmente, no Ceará, está em operação comercial apenas o trecho de 502 km, do Porto do Mucuripe até a divisa com o Piauí. Nela são transportadas cargas por 1,2 mil km entre os portos de Itaqui, em São Luís (MA), Pecém em São Gonçalo do Amarante (CE) e Mucuripe, em Fortaleza. A Ferrovia Transnordestina atua no transporte de cargas desde a privatização da Malha Nordeste ocorrida em 1998, época em que teve início o período de concessão. Transporta, entre outros, derivados de petróleo e minério de ferro.
6º LUGAR:
A Dona do Pedaço Terça Feira 03/09/2019 Capítulo 92 Resumo Completo da novela HOJE
FONTE DO VÍDEO:
#ADonaDoPedaço
CONFIRA O QUE ACONTECEU NO CAPÍTULO ANTERIOR: A Dona do Pedaço Segunda Feira 02/09/2019 Capítulo 91 Resumo Completo da novela HOJE
5º LUGAR:
A Dona do Pedaço Quinta Feira 05/09/2019 Capítulo 94 Resumo Completo da novela HOJE
FONTE DO VÍDEO:
#ADonaDoPedaço
VEJA O QUE ACONTECEU NO CAPÍTULO ANTERIOR: A Dona do Pedaço Quarta Feira 04/09/2019 Capítulo 93 Resumo Completo da novela HOJE
4º LUGAR:
Prefeito de Aracoiaba Antônio Cláudio mantém audiência na Superintendência de Obras Públicas do Governo do Estado ao lado do Deputado João Jaime
. |
Um momento importante segunda (2), para Aracoiaba.
O Prefeito de Aracoiaba Antônio Cláudio manteve audiência na Superintendência de Obras Públicas do Governo do Estado - SOP, ao lado do Deputado João Jaime com o Secretário Dr. Quintino.
A pedido do Prefeito Antônio Cláudio, o Governo do Estado autorizou a Licitação para Construção do Canal do centro de Aracoiaba.
Referida obra é um Sonho antigo da população que agora será realizado em Parceria Governo do Estado e Prefeitura de Aracoiaba.
3º LUGAR:
Eduarda e a eterna festa de 16 anos...
FOTO: Eduarda ao lado de seu tio Joseni |
Aproveite esta data para fazer uma festa incrível junto de todos os amigos e também dos familiares que você mais ama. Não é todos os dias que se comemora algo assim tão especial por isso seja feliz sem qualquer reserva!
Tenha um aniversário maravilhoso e inspirador do jeito que você é para todo mundo.
VEJA MAIS EM:
https://www.mensagemaniversario.com.br/a-eterna-festa-de-16-anos/
FOTO: Eduarda Pereira ao lado de sua mãe, Jaciara Maria, no Beco da Fofoca |
Jaciara Maria, Escreveu em seu Facebook:
"Maravilhassssss minha filha , tudo de bom na sua vida que Deus te abençoe e ilumine,te dê muita saúde, paz , amor felicidade,que você realize todos os seus sonhos, feliz 1.6 que venha repletos de coisas boas,sua mãe e seus irmãos te amar......."
2º LUGAR:
A Dona do Pedaço Segunda Feira 02/09/2019 Capítulo 91 Resumo Completo da novela HOJE
FONTE DO VÍDEO:
#ADonaDoPedaço
CONFIRA O QUE ACONTECEU NO CAPÍTULO ANTERIOR: A Dona do Pedaço Sábado 31/08/2019 Capítulo 90 Resumo Completo da novela HOJE
DESTAQUE CAMPEÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário