Operadoras de telefonia, bancos, operadoras de cartão de crédito e ainda concessionárias de água e de energia elétrica aderiram ao formato de conciliação mediado pelo Procon Fortaleza.
Consumidores podem procurar unidade do Procon ou WhatsApp do órgão para buscar negociação de dívidaFoto: Foto: Procon/Divulgação |
POR G1 CE
O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) realizou, entre os dias 28 de abril e 29 de maio, pelo menos 4.323 atendimentos via WhatsApp, por meio da ferramenta "Negocie Procon".
Destes, 2.583 prosseguiram para negociações abertas. Os demais atendimentos não se enquadravam dentro de pré-requisitos, como possuir dívidas com as empresas participantes ou dívidas já terceirizadas, que são vendidas a financeiras.
Pelo menos 10 empresas aderiram ao formato de conciliação. São operadoras de telefonia, bancos, operadoras de cartão de crédito e ainda concessionárias de água e de energia elétrica.
Em uma das negociações, um consumidor possuía débito de empréstimo no Banco Bradesco, no valor de R$ 19.069,49 e obteve desconto de 94,76% para pagamento à vista da dívida, que caiu para R$ 999,24. Em outro caso, um consumidor registrava débito com a empresa Tim, no valor de R$ 725,93. A operadora de telefonia ofertou desconto de 90%, restando para pagamento à vista, o valor de R$ 72,59.
Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, as empresas atenderam ao pedido de apresentar condições facilitadas para os consumidores. "O serviço, que é pioneiro, demonstra que é possível negociar dívidas, mesmo no momento difícil que estamos vivendo", ressaltou.
Como negociar a dívida?
A ferramenta "Negocie Procon" está disponível pelos números de Whatsapp (85) 98439-6661 e 98896-8888. O serviço funciona durante o período de isolamento social, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados, e apenas para mensagens de texto, não recebendo ligações telefônicas. Somente consumidores residentes de Fortaleza podem participar, devido a área territorial de atuação do Procon Fortaleza.
A orientação para o consumidor ao entrar em contato pelo Whatsapp é que ele descreva seu problema, apresentando uma proposta de negociação, e se identifique com dados pessoais do titular da dívida, como CPF, RG e endereço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário