PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Confira a aventura da primeira viagem de moto do Brasil

@
Por Você Realmente Sabia?
Uma nota no jornal DIÁRIO DOS CAMPOS, datado de 23 de agosto de 1923, diz o seguinte: “Hoje, às seis horas da manhã, partiram desta cidade, em motocicleta, com destino a Antonina, os jovens Ricardo Wagner e Afonso Lange”. Poucos imaginavam que este era o registro de um feito inédito no Brasil.

Utilizando uma Harley-Davidson 16-F e uma Indian Scout, os dois jovens aventureiros, naturais de Ponta Grossa, no Paraná, embarcaram em uma viagem de mais de 200 quilômetros, saindo da cidade natal, passando por Curitiba e terminando em Antonina – para depois refazer todo o trecho na volta.

O que hoje não parece ser nada tão ameaçador, na década de 20 era uma verdadeira odisseia: a falta de estradas asfaltadas e de estrutura rodoviária faziam com que tudo fosse extremamente difícil. As baixas velocidades também contribuíram para que a viagem durasse quatro dias: dois de ida, dois de volta. Além disso, os “carroções” eram presença frequente nas estradas da época. Com cargas que chegavam a 1,5 tonelada e sendo puxados por até 10 animais, eles deixavam o chão todo irregular – um convite para tombos.

De qualquer forma, na manhã de 23 de agosto de 1923, Afonso e Ricardo partiram em suas motocicletas em direção a Curitiba. Os dois combinaram manter uma certa distância um do outro para evitar a poeira que era levantada pelos extensos “areiões”. Foi em um desses, inclusive, que Ricardo tomou um tombo, mas nada grave. Depois do vilarejo de Palmeira, eles chegaram ao pior trecho da aventura: o “rio de pedras”, uma estrada feita de pedras soltas que impedia um ritmo mais rápido da viagem devido ao terreno extremamente acidentado e instável.

O tombo na água e a chegada a Curitiba

Se não bastasse, ao chegar ao rio Papagaios, Ricardo acabou caindo com a sua moto dentro da água com o motor ligado. Afonso pulou para ajudar o amigo e também tirar a motocicleta de lá. Segundo Lange, foi o maior acidente de toda a excursão e colocou a aventura toda em risco, mas eles foram persistentes, consertaram a moto e seguiram viagem. Com tudo de volta nos conformes, os dois paranaenses continuaram em direção à capital, que já contava com estradas bem melhores em seus arredores.
CONTINUE LENDO EM:
https://www.vocerealmentesabia.com/2020/07/confira-aventura-da-primeira-viagem-de-moto-do-brasil.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK