PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 18 de julho de 2020

Reajuste da tarifa de água e revisões tarifárias de transporte e gás são adiados para dezembro no Ceará

Medida foi fundamentada nas consequências econômicas provocadas pela Covid-19.
Transporte intermunicipal é um dos setores que
 terão revisão tarifária. — Foto: Thiago Gadelha/SVM
G1 CE
A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) adiou para dezembro a definição do reajuste na tarifa de água e as revisões dos preços praticados pelo setores de transporte intermunicipal e gás canalizado no estado. A medida, tomada pelo conselho diretor da Agência, levou em conta os impactos econômicos provocados pela pandemia da Covid-19.
Os casos confirmados da doença no Ceará já são 144.979, com 7.142, mortes. O estado contabiliza 117.563 pessoas recuperadas da enfermidade. Os dados são da plataforma IntegraSUS, mantida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), e atualizada às 9h05 desta sexta-feira (17).
De acordo com a Arce, as novas tarifas estavam previstas para entrar em vigor ainda no primeiro semestre. Com a decisão, os consumidores somente sentirão as consequências dos aumentos a partir de janeiro de 2021.
De acordo com Hélio Winston Leitão, presidente da Arce, ao ser definido o percentual de reajuste e de revisão tarifária, as empresas concessionárias têm a liberdade de não repassar a aumento integral do percentual aprovado aos consumidores.

"Isso nunca ocorreu. Mas, tomando como exemplo um percentual hipotético de reajuste de 5% da tarifa de água, a Cagece pode repassar apenas parte desse percentual, mas nunca exceder o que foi aprovado pela Arce", explica.

Segundo Leitão, a aprovação da resolução se tornou necessária por causa das consequências econômicas geradas pela pandemia. “A Arce, como reguladora dos serviços de saneamento, gás e transporte, nada mais fez do que exercer o seu papel nesse processo”, ressalta Leitão.

Próximos passos
Para que o reajuste na tarifa de água e as revisões tarifárias dos setores de transporte intermunicipal e gás entrem em vigor em dezembro, os estudos e as audiências públicas sobre o assunto precisam ser iniciados pelo menos dois meses antes.
Somente após o recolhimento e análise das contribuições é que a coordenadoria econômico-tarifária da Arce definirá os percentuais de reajuste e revisões de cada setor.

FONTE:G1 CE
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/07/17/reajuste-da-tarifa-de-agua-e-revisoes-tarifarias-de-transporte-e-gas-sao-adiados-para-dezembro-no-ceara.ghtml

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK