PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 26 de novembro de 2016

Japão anuncia planos para construir o supercomputador mais potente do mundo

(Foto: reprodução)
Por Olhar Digital - O Japão tem planos para construir o supercomputador mais poderoso do mundo. O projeto é ambicioso e vai além de apenas do avanço tecnológico que isso representa. A ideia é reafirmar a posição do país como um líder nos avanços tecnológicos, em uma época em que China e Coreia do Sul tem tomado o protagonismo do setor de tecnologia na Ásia.

O projeto envolve o investimento de 19,5 bilhões de ienes, o que equivale a cerca de R$ 590 milhões. O valor vai cobrir uma máquina capaz de operar em 130 petaflops, o que, em linguagem simples, significa que ela é capaz de realizar 130 quatrilhões de cálculos em apenas um segundo.
Atualmente, o computador mais rápido do mundo pertence à China. Trata-se do Sunway TaihuLight, inaugurado em junho deste ano. Ele alcança até 93 quatrilhões de cálculos por segundo, o que significaria que o novo computador japonês seria cerca de 40% mais potente que o que há de mais rápido atualmente.
O Japão espera usar o supercomputador para gerar avanços em inteligência artificial, mais especificamente a técnica de aprendizado profundo, que tenta criar sistemas que imitam o modo como o cérebro humano aprende novos conceitos, analisando dados e percebendo padrões que podem ser aplicados em tarefas sem depender de muita interação humana.
Segundo Satoshi Sekiguchi, diretor do Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia, o supercomputador será disponibilizado por uma quantia não determinada para empresas japonesas, para evitar o que acontece atualmente, em que as corporações locais recorrem a companhias americanas como Google e Microsoft na hora em que é necessário processar grandes volumes de dados.
A construção começa em 2017. Não há informações sobre quais serão os componentes usados no supercomputador japonês.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK