PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 5 de fevereiro de 2012

VEM AÍ, A NONA SEMANA DAS ÁGUAS DE ARACOIABA





VEM AÍ, A NONA SEMANA DAS ÁGUAS DE ARACOIABA

Apesar das quatro tentativas de reunir as lideranças e autoridades em preparação da Semana das Águas 2012, desde outubro do ano passado, infelizmente não conseguimos ainda, fechar uma programação definitiva, exatamente por falta de uma maior participação. Mesmo assim, insistimos com esta marcha, pois entendemos que estamos no caminho certo e porque sabemos que o trabalho de consciência ambiental é bastante lento e exige muito esforço, dedicação e paciência.


Combinamos de nos reunir de novo, no dia 17 de fevereiro e esperamos poder contar com um número maior de pessoas, para definitivamente fechar uma programação e distribuir as tarefas. Temos por enquanto, algumas sugestões, mas que precisam ser fechas e acertadas as equipes de trabalho. A proposta é iniciarmos no dia 17 de março, com um Ato na Praça de Aracoiaba, após a Missa Dominical; durante a semana, haveriam visitas nas escolas, uma gincana ambiental; participação nos festejos de São José, nas mais de 10 comunidades da Região que têm o Santo Patrono da Chuva, como seu Padroeiro; no dia 23 de março, está previsto o tradicional Seminário das Águas, com a presença das autoridades da região, as lideranças comunitárias, sindicais e populares, os técnicos dos órgãos que trabalham com água, as universidades; também prevemos a inauguração das cisternas de placas de algumas Comunidades e o encerramento, seria com um Encontro Municipal das Famílias beneficiadas com cisternas de placas e cisterna calçadão.


A Semana das Águas, embora seja uma ação concreta de pessoas e organizações que lutam em defesa de vida, do meio ambiente e da preservação das águas e pelo acesso a este precioso liquido para beber e para produzir, seja reconhecida como uma ação importante e necessária, as pessoas que a organizam têm enfrentado muitas dificuldades do ponto de vista da estrutura, visto que os poderes públicos, as paróquias e algumas instituições da Região, que poderiam colaborar financeiramente com a sua estrutura, são indiferentes e omissão diante de tal situação.


Mesmo assim a equipe tem ousado e com a ajuda das próprias pessoas que participam, já foram realizadas seis semanas das águas. E seus resultados concretos, podem ser vistos pelas pessoas que participam deste movimento: foram mais de 1.300 cisternas de placas implantadas; as Comunidades ribeirinhas do Açude Aracoiaba, aos poucos estão se organizando e já conseguiam acesso à água encanada e agora estão lutando por água para produzir; formação de uma consciência de amor e respeito pelo Rio Aracoiaba, a partir da denuncias que foram feitas; discussão com os entes públicos sobre o uso das águas públicas e seu acesso às Comunidades Ribeirinhas; Romarias das Águas celebrando a vida e as graças de Deus, inclusive com a presença do Bispo Auxiliar de nossa Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Luiz.


Nesse sentido, a Semana das Águas já passou a ser uma ação tradicional da agenda das pessoas e organizações da Região Episcopal Serra, que defendem a vida. Mas que para ter uma ampliação e possibilitar um maior acesso de todas as Comunidades e Paróquias da Região, precisam de uma estrutura mínima, pois muitas sãos as despesas com a logística.


Podemos considerar a Semana das Águas, como uma ação de vanguarda, que possivelmente em breve estará ocupando lugar de destaque na agenda da Região, pois caminhamos para um caos com relação ao abastecimento d’água dos Municípios da Região Serra e Regiões Metropolitanas, já que a situação de poluição do Rio Aracoiaba (e seus afluentes) um manancial estratégico, que além de ser importante para garantir a umidade das serras, é responsável pelo abastecimento d’água da Capital Fortaleza e das Cidades da Região Metropolitana de Fortaleza.


Para maiores informações:


Dedé – dededomab@yahoo.com.br / (85) 96789580

Dulce ou De Assis – dulcernesto@yahoo.com.br / (85) 96584274
Silvanar Soares – silvanarlutador@yahoo.com.
br / (85) 99370969

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK