PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Reverter a síndrome de Down

Publicado por: 

Reverter a síndrome de Down

Cientistas dos EUA descobriram uma forma de reverter a síndrome de Down em ratos de laboratório injetando um composto experimental que permite ao cérebro crescer "normalmente (e ainda dizem que...)".

Apesar da pesquisa não oferecer nenhuma relação ou benefício direto para o "tratamento" (e ainda dizem que...) em humanos, esta é mais uma porta aberta e que deixa os cientistas esperançosos de algum dia oferecer uma solução para a síndrome.

síndrome de Down é o "distúrbio" (e dizem que...) genético mais comum, atingindo 1 a cada 1000 nascimentos. No Brasil, há pelo menos 300 mil pessoas com síndrome de Down.

Ela é provocada pela presença de um cromossomo extra, que produz cópias extras de mais de 300 genes. Pessoas com a síndrome de Down possuem, geralmente, algum nível de deficiência mental. Enquanto a média da população possui um QI (quociente de inteligência) médio de 100, crianças com a síndrome possuem média de 50. Além disso, indivíduos com síndrome de Down podem ter "sérias anomalias" (e ainda dizem que...) afetando qualquer sistema corporal.

A equipe da University of Medicine de Baltimore usou ratos de laboratório geneticamente modificados para ter cópias extras de cerca de metade dos genesencontrados no cromossomo 21 (o cromossomo que causa a síndrome em humanos), para provocar os efeitos similares à síndrome de Down.

No dia em que os ratos nasceram, os pesquisadores injetaram uma molécula conhecida como agonista da via Sonic Hedgehog (sim, é esse mesmo o nome), que foicapaz de acelerar o crescimento e desenvolvimento. O composto foi injetado apenas uma vez e funcionou normalizando o crescimento do cérebro.

Importante!
Contudo, o time ainda tenta entender em detalhes o porquê do tratamento ter funcionado, para que se possa levar a pesquisa adiante. Para o uso humano, a droga poderia ter uma série de efeitos colaterais, como o risco de câncer. Por isso, tudo ainda precisa ser estudado com cautela.

Comentário Saúde com Ciência: Estaríamos próximos da 'cura' dessa "síndrome"? Esperamos que sim, pois, embora ela não seja considerada doença, os indivíduos acometidos pela síndrome não têm uma vida normal (considerando o padrão de normalidade dos humanos) por várias razões, mas as mais preocupantes são as muitas DOENÇAS que a síndrome de Down pode causar. Assim, um tratamento para essa NÃO doença é bem-vindo.

Fonte: PB.com.br.

FONTE:
http://www.saudecomciencia.com/2013/09/reverter-sindrome-de-down.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+saudecomciencia%2FSCS+%28Sa%C3%BAde+com+Ci%C3%AAncia%29

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK