PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

70 alimentos para o sangue funcionar bem

Publicado por: 

70 alimentos para o sangue funcionar bem

No dia da alimentação  (16 de outubro) vou ressaltar a importância do sangue e de como seu funcionamento perfeito nos faz estar nutridos  e esbanjando saúde. Para isso, vou apresentar os 70 alimentos para o sangue funcionar bem.

O hematologista e hemoterapeuta, André Albiero, diretor da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), explica que a formação do sangue humano depende de três substratos obtidos pela alimentação, o ferro, o ácido fólico e a vitamina B12, que são fundamentais para o bom funcionamento deste "líquido" precioso no organismo, o sangue.

Alimentos para o sangue

Ainda de acordo com o diretor da Colsan, as anemias carenciais, causadas pela deficiência de um ou mais nutrientes essenciais para a produção de glóbulos vermelhos, podem ser evitadas com a alimentação saudável. Porém, algumas pessoas são portadoras de uma deficiência congênita da enzima, denominada G6PD. “Esse grupo de pessoas não podem comer fava (tipo de vagem), pois correm o risco de ter uma hemólise, uma rotura espontânea das hemácias”, conta Albiero, ou seja, nestas pessoas a fava é prejudicial ao funcionamento do sangue.

70 alimentos para o sangue funcionar bem:


Alimentos mais ricos em ferro

quinua, aveia, trigo, cevada, pães com farinha 100% integral, feijões, lentilha, castanha-de-caju, avelã, amêndoa, pistache, tahine, semente de abóbora, gergelim, girassol, linhaça, agrião, rúcula, mostarda, damasco, pêssego, uva passa com semente, figo, sálvia, hortelã, salsa, tomilho, cominho, coentro, curry, melado de cana, açúcar mascavo, fígado, espinafre, amendoim, chicória, melão, nozes, castanha, ervilha, cogumelos, tomate e brócolis.


Alimentos ricos em ácido fólico

espinafre, aspargo, alfaces, nabo, feijões, ervilhas,chicória, sementes de girassol, abacate, amendoim, sumo de laranja, suco de abacaxi, cantalupo, melão, banana, framboesa, papaia, toranja, morango, beterraba, brócolis, nozes, milho, suco de tomate, suco vegetal, couve-de-bruxelas e gérmen de trigo. Entre os produtos de origem animal, fígado e os produtos do fígado, os ovos inteiros, e o fermento de pão são ricos nos folatos.


Alimentos ricos em vitamina B12

Carne magra, fígado, leite, queijo e ovos, mariscos, fígado de frango, coração de frango cozido e salmão cozido.

Obs.: Os alimentos repetidos foram eliminados da soma.

Artigos relacionados à alimentação:


FONTE:
http://www.saudecomciencia.com/2013/10/70-alimentos-para-o-sangue-funcionar-bem.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+saudecomciencia%2FSCS+%28Sa%C3%BAde+com+Ci%C3%AAncia%29

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK