PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 27 de outubro de 2013

Palavra viva de mulher

ESTREIA

Palavra viva de mulher

27.10.2013

Com direção de Luiz Fernando Carvalho, a série ´Correio feminino´ estreia hoje no ´Fantástico´ trazendo conselhos escritos por Clarice Lispector para as diferentes fases da vida delas
O diretor Luiz Fernando Carvalho afirma não ter "dúvida nenhuma": o universo feminino é mais rico do que o masculino. Depois de se dedicar ao assunto em "Afinal, o que querem as mulheres?" (2010) e "Suburbia" (2012), seus últimos projetos para a Globo, é sobre elas que ele volta a falar em "Correio feminino". Criada a partir das colunas escritas por Clarice Lispector (sob o pseudônimo de Helen Palmer) entre as décadas de 1950 e 1960 para os jornais da época, a série estreia hoje à noite no "Fantástico".

Luiza Brunet interpreta uma mulher como tantas outras de verdade: aquela que está perdendo a segurança na própria beleza e vive uma crise no casamento

As atrizes Maria Fernanda Cândido e Alessandra Maestrini e as modelos Luiza Brunet e Cintia Dicker são as estrelas da atração. O diretor diz ter sido sempre instigado pela presença feminina nos "pontos de mudança" de sua vida. E enaltece a figura da mulher.

"Mais corajosas"
"Talvez pela proximidade de gerar uma vida, as mulheres têm uma coragem maior de criar que os homens. Eles estão estabelecidos por dogmas, marionetados por sermões. A mulher tem a linguagem do invisível, do corpo, dos afetos, da imaginação, do silêncio, e das entrelinhas. As mulheres buscam uma dúvida, quebram paradigmas. Esse formato de enquadrar tudo num mesmo modelo é masculino", diz Luiz Fernando.
Estreante em TV, a modelo Cintia Dicker vive uma menina de atitude e com a sensualidade aflorada

Escrita por Maria Camargo com a colaboração de Carla Madeira, a série, em oito episódios (com mais ou menos dez minutos de duração cada um) fala para três gerações. Maria Fernanda Cândido vive Helen Palmer. Ela é a narradora, mas só aparece de costas. E dá conselhos - sobre beleza, moda e sedução - às personagens de Luiza Brunet (a mulher madura), Alessandra Maestrini (a mulher jovem) e Cintia Dicker (a adolescente).

Só a voz de Maria Fernanda é ouvida. As outras três mulheres interpretam o texto sem fala alguma. As frases que seriam ditas pelas personagens são escritas em cartelas, como no cinema mudo. Mesmo sem diálogos, as atrizes surgem no vídeo carregadas de emoção. "Se elas não trabalhassem com a coragem de criadoras nada teria acontecido", reforça o diretor, que gravou todas as cenas da atração em uma semana.

Apesar de se distanciar do texto literário de livros como "A paixão, segundo G.H", Clarice também se revela ao escrever como Helen, dona de vocabulário direto. "Atrás de uma aparente superficialidade há uma profundidade. O que Clarice nos propõe nas entrelinhas é justamente um encontro com você mesma. Ela não destrói os ideais de felicidade. Diz: trabalhe, tenha seus filhos e seu amor. Mas, acima de tudo, encontre-se com você mesma para entender se está apenas seguindo o fluxo do que te é imposto", diz Maria Fernanda.

Drama moderno
Casada e mãe de dois filhos, a atriz de 39 anos diz viver o dilema de toda mulher contemporânea. Ela não acredita que as feministas irão reclamar do tom dado ao programa. "Só se elas não prestarem atenção ao que está sendo dito. Não acho que as feministas tenham algo contra a tomada de consciência da mulher", argumenta a atriz, que volta ao ar depois de uma participação em "Lado a lado" (2012).

Para Luiz Fernando, a temática da série continua atual. "Essas questões não se esgotam... O que é o amor? Os mistérios do sexo...", lista o diretor. No primeiro episódio, "Aulinha de sedução", Helen aconselha: "Nunca me canso de repetir que, mais que a beleza, que a cultura, que um guarda-roupa elegante, para a mulher ser atraente, o mais importante é ser mulher". Tiradas como "Não vou ensinar peixe a nadar. As mulheres sabem o que precisam fazer, eu só lembro a elas o que elas já sabem" parecem saídas de almanaque de autoajuda.

A mulher madura
Luiza, de 51 anos, defende que o texto de Helen fala "sobre a mulher do futuro, poderosa e evoluída". Na série, ela faz uma mulher que está perdendo a segurança na própria beleza e vive uma crise no casamento. Luiza não atuava desde "Anjo mau" (1997), em reprise atualmente pelo Viva. Para Luiz Fernando, a presença de Luiza é o que dá o tom a este trabalho. "Ela é um ícone. Mas não teve uma história tão capa de revista assim. Luiza tem de onde tirar alguns espinhos, que também fazem parte da sua beleza", destaca o diretor.
Alessandra Maestrini encara o desafio de fazer uma mulher insegura, desengonçada e que está sempre tentando se moldar para encaixar nos padrões impostos pela sociedade

Luiza revela que a maturidade lhe deu segurança para se "despir da beleza e ser uma mulher verdadeira". No vídeo, ela mostra com coragem as suas rugas e jura que teve a maravilhosa chance de se revelar emotiva como é de verdade.

"Estou confortável comigo. Tanto que acabei de escrever uma autobiografia. Vou contar a minha vida porque me sinto confortável. Conduzi minha vida sendo eu mesma, de forma transparente, sem nenhum tipo de camuflagem. A única camuflagem que eu faço é nas manchas de vitiligo que tenho na pele. O resto é tudo muito aberto", afirma Luiza.

A narradora
Com seu jeito pausado de falar, Maria Fernanda Cândido alega que a maturidade lhe trouxe um outro modo de encarar a vida. Antes, ela buscava resultados. Agora, diz valorizar "o processo, o caminho, e não só a chegada". A atriz já não se cobra perfeição em tudo.

"Hoje eu me permito viver até mais do que antes. Estou bastante mudada. Isso te traz uma aceitação, você consegue acolher melhor seus erros. E não se exige de uma maneira tão tirana", revela.

A mudança começou a ser notada depois da chegada dos filhos, hoje com 7 e 4 anos. "A pessoa que quer fazer tudo de forma perfeita já começa perdendo. Com os filhos é inevitável que você entenda isso. Você tem que se acostumar com um certo grau de frustração", argumenta Maria Fernanda.
Ele e elas. Luiz Fernando entre Alessandra Maestrini, Luiza Brunet, Maria Fernanda Cândido e Cintia Dicker caracterizadas como as personagens da série

Luiza Brunet é outra que não quer bancar a supermulher. Ela acredita que ficou esse tempo todo sem atuar por excesso de autocrítica. Mas se permitiu uma volta à TV ao receber o convite de Luiz Fernando. Mesmo achando difícil interpretar sem texto, a ex-modelo não se intimidou ao gravar a série "Correio feminino".

"Tenho tudo dessa personagem. Também sou cuidadora da casa, tenho filhos. Vivo o dilema de ser amada sem deixar de ser autossuficiente. Sou movida pelo novo. Mas será que estou fazendo a coisa certa? Será que estou sendo suficientemente amada pelas pessoas de que gosto? A mulher é um ser humano frágil", opina.

A mulher jovem
Na série, a personagem de Alessandra Maestrini, a mulher jovem, também está à flor da pele. Ela é insegura, desengonçada, e tenta se encaixar nos padrões. Sonha ainda em casar e formar uma família. A atriz se entregou completamente ao papel: "Como ela, sou uma apaixonada. Toda a trajetória da gente se dá pelas paixões. Seja pelo outro, pela vocação, ou pela descoberta de si mesmo. O desafio da personagem é a conquista da autoconfiança".

A adolescente
Aos 26 anos, Cintia Dicker precisou resgatar sentimentos de sua adolescência para viver sua personagem, uma menina de atitude e com a sensualidade aflorada. Estreante em TV, ela foi vista por Luiz Fernando num anúncio. Cintia mora em Nova York há oito anos, mas conseguiu conciliar a série com os contratos que tem assinados como modelo.

"Estava muito nervosa antes de começar a gravar, mas deu tudo certo. Gostei de atuar e hoje penso em voltar a morar no Brasil e trabalhar aqui", completa.

CAMILLA MAIAAGÊNCIA O GLOBO


FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1331784

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK