PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Unifor lidera ranking nacional de ´Middle Market´ em Educação

LISTA DA ISTOÉ DINHEIRO

Unifor lidera ranking nacional de ´Middle Market´ em Educação

19.12.2013
O aproveitamento da Unifor das linhas de crédito educativo e incentivos do governo no Nordeste é destaque

A Universidade de Fortaleza (Unifor) ficou em primeiro lugar no ranking setorial Educação de "As Melhores do Middle Market" deste ano, publicado pela revista IstoÉ Dinheiro. Um dos destaques da instituição de ensino cearense, considerada uma das maiores do Nordeste, foi o aproveitamento do crédito educativo, por intermédio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), - que proporciona a um número cada vez maior de estudantes o acesso ao ensino de nível superior.
O resultado vem da consolidação de uma série de ações, que ocorrem há 40 anos, culminando na prestação de um serviço educacional de nível superior de excelência FOTO: SILVANA TARELHO

Dos 25 mil atuais alunos da instituição, 31,46% aderiram ao Fies, segundo a reitora da Unifor, Fátima Maria Fernandes Veras. Ela ressalta que, nos cursos da área da Saúde, esse índice atinge o patamar de até 50%.

"Temos um dos mais altos investimentos do Fies, o que proporciona o acesso à educação a muitas pessoas que não o teriam. Quase 8 mil alunos nossos têm esse financiamento e, para quem não tinha oportunidade, possibilita mais rapidez na formação", comenta a reitora.

Acesso à qualidade
Em 2010, 8,6% dos estudantes da Unifor contavam com o Fies - programa do Ministério da Educação (MEC) -, o que atesta o salto no número de contemplados nos últimos três anos. Com isso, a Universidade atende não só a estudantes das mais altas classes sociais, mas, também, das classes C e D, possibilitando um ensino superior de qualidade a diferentes faixas da população cearense. Outro aspecto ressaltado pela reitora é o compromisso com a qualidade do ensino, assim como a preocupação pela busca da modernização.

O contato com laboratórios que dão oportunidade ao aprendizado de qualidade é oferecido aos estudantes da Unifor FOTO: DIVULGAÇÃO

Pioneirismo
A tradição, a qualidade do ensino e o pioneirismo também são ressaltados pela IstoÉ Dinheiro como itens do reconhecimento nacional da instituição. Na lista do ranking do setor educacional da revista, atrás da Unifor estão a Ser Educacional, a Fundação Cesgranrio, a Unifenas e PUC Campinas.

Sonhos e realizações
O desenvolvimento dos ideais e sonhos das pessoas, por meio da formação profissional, é um dos principais pilares da instituição de ensino, conforme o vice-reitor de graduação da Unifor, Henrique Sá. "Mais que o retorno com a sustentabilidade, pois somos uma fundação, temos a questão social, contribuindo para que empresas, instituições e famílias melhor exerçam seus papéis e deem retorno à sociedade", afirma.

Com as atividades iniciadas em 1973, por meio da Fundação Edson Queiroz, já foram formados pela Unifor mais de 70 mil profissionais. Atualmente, dos 25 mil estudantes, cerca de 8 mil atuam em estágios remunerados, segundo Henrique Sá.

Inserção no mercado
Desse modo, explica, o estudante começa a se inserir no mercado de trabalho e produz receita financeira, o que reduz ainda mais a evasão escolar - uma das mais baixas do País.

Henrique Sá também destaca que o resultado no ranking vem da consolidação de uma série de ações, que ocorrem há 40 anos, culminando na prestação de um serviço educacional de nível superior de excelência.

"A influência disso sentimos no nosso dia a dia, no produto do trabalho dos profissionais. A universidade está na sociedade, na construção do prédio onde moramos, nas unidades de saúde. Temos alunos egressos que são secretários de Estado, governadores, senadores da República, presidentes de indústrias, executivos de bancos e multinacionais", detalha o vice-reitor de graduação, destacando que a instituição chegou à fase "sênior", com o reconhecimento, no presente, desses ex-alunos.

Presente e infraestrutura
De acordo com ele, além da atuação do chanceler da Universidade, Airton Queiroz, e dos demais membros da gestão, o trabalho dos 1.200 professores e dos mais de 1.100 funcionários é fundamental para a realização cotidiana. "Nesta época de confraternização, esse reconhecimento é um presente para a família Unifor. É muito claro que é reflexo do trabalho diário e do serviço de excelência oferecido", diz. A Universidade está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, onde se encontra uma estrutura de 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. São ofertados 29 cursos de graduação e 15 cursos de graduação executiva. A pós-graduação oferece cursos lato e stricto sensu em todas as áreas do conhecimento.

São mais de 80 cursos de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado (Administração de Empresas, Direito Constitucional, Informática Aplicada, Psicologia e Saúde Coletiva), além do doutorado em Biotecnologia, em parceria com a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).

Extensão
Diversas atividades de extensão universitária complementam o currículo acadêmico, por meio dos cursos de curta duração, eventos culturais, projetos sociais, intercâmbio acadêmico internacional e programa de estágio. Tanto a graduação como a pós-graduação e a extensão têm o apoio do Núcleo de Educação a Distância (Nead), que usa modernas tecnologias da informação para oferecer cursos a distância e apoio virtual.

Por meio da Fundação Edson Queiroz, a Unifor apoia a realização dos estudos de milhares de estudantes de baixa renda.
FIQUE POR DENTRO
29 setores da economia foram considerados
O Middle Market inclui empresas intermediárias, que possuem faturamento entre R$ 70 milhões e R$ 400 milhões. Para a seleção da revista IstoÉ Dinheiro, foram consideradas as 500 maiores empresas de todo o Brasil distribuídas em 29 setores da economia. Além do Ceará, com a Universidade de Fortaleza (Unifor), as demais instituições de ensino escolhidas no segmento educação foram de Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Oportunidade

"Temos um dos mais altos investimentos do Fies, o que proporciona o acesso à educação a muitas pessoas que não o teriam. Quase 8 mil alunos nossos têm esse financiamento"
Fátima Maria Fernandes Veras
Reitora da Unifor


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK