PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 7 de março de 2014

Aquecimento global pode trazer vírus letais de volta à vida, segundo pesquisadores


Um novo tipo de vírus, considerado “gigante” pelos pesquisadores, foi encontrado numa amostra de solo congelado na Sibéria.

Cientistas e médicos confundiram o vírus com
 bactérias e fungos - Reuters
Apesar de estar congelado por mais de 30 mil anos, os cientistas dizem que o Pithovirus sibericum ainda é um problema: um simples descongelamento do organismo é capaz de infectar uma multidão de outros seres unicelulares puros pela primeira vez em milhares de anos.

Devido à mudança climática, regiões como o Ártico e parte do Alasca já estão se transformando.

Os pesquisadores temem que, devido ao derretimento destas áreas congeladas, os vírus antigos possam renascer espontaneamente, ainda mais fortes e modificados.

Segundo o principal autor do estudo, em entrevista ao site americano The Verge, Jean-Michel Claverie, biólogo da Universidade de Aix-Marselle, na França, esta nova descoberta coloca o conceito de "erradicação de doença viral" à prova.  

— Nós podemos erradicar completamente o vírus da superfície do planeta, mas isso não significa que não há uma única partícula dele que ainda está viva em algum lugar.

Cientistas e médicos confundiram o vírus com bactérias e fungos, mas a equipe de Claverie conseguiu demonstrar características distintas sobre o organismo. Altas temperaturas foram capazes de “ressuscitar” vírus congelados e reativar o seu poder de infecção novamente. Os pesquisadores acreditam que o Pithovirus é o vírus com o DNA mais antigo que conseguiu sobreviver, mesmo depois de ter sido submetido a baixíssimas temperaturas.

Para descobrir o vírus, cientistas russos tiveram que extrair uma amostra localizada 30 metros abaixo da superfície, no nordeste da Sibéria. A amostra foi então enviada para o laboratório de Claverie, na França, onde os pesquisadores o descongelaram e o introduziram a uma cultura de células infecciosas. Após um dia, os pesquisadores checaram a amostra e descobriram que as células haviam morrido por causa do vírus.

Pela sua dimensão e forma diferentes, a equipe de Claverie percebeu que tinha descoberto uma nova família de vírus. Felizmente, outros testes revelaram que o Pithovirus não é perigoso para a saúde humana.

O solo congelado da Sibéria não é a única fonte de vírus desconhecidos da Terra. De acordo com Claverie, outros vírus também podem permanecer adormecidos nos sedimentos profundos do oceano, que são frios o suficiente para conservar o DNA e as propriedades infecciosas.

R7


FONTE:
http://www.desterro1.com/2014/03/aquecimento-global-pode-trazer-virus.html#.UxmpKT-wJsQ

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK