PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 20 de maio de 2014

Cachaça mineira 'João Andante' perde processo contra Johnny Walker

BEBIDAS

Cachaça mineira 'João Andante' perde processo contra Johnny Walker

Folhapress | 21h35 | 20.05.2014

A cachaça João Andante e seu personagem, segundo a marca inglesa, eram traduções literais da marca e do logotipo Johnny Walker.


Joao_Andante
Mesmo perdendo processo no Inpi, os sócios dizem que não cometeram plágio
FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Após enfrentar por quatro anos um processo porplágio encabeçado pela holding inglesa Diageo, detentora da marca do uísque Johnnie Walker, a cachaçaria mineira João Andante passa a se chamar apenas O Andante. Em processo administrativo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) , a Diageo acusava a empresa mineira de ser "imitação" de sua marca.
O reencontro oficial com o público acontece naExpocachaça, que começa nesta quinta-feira (22) e irá até domingo (25), em Belo Horizonte.
"Foi um processo desgastante, ficava aquela sensação de que a qualquer momento alguém poderia tirar algo que construímos licitamente. Nós não trabalhávamos sossegados." Magno Carmo, um dos sócios da cachaçaria mineira, afirma "Agora, é uma virada de página, um recomeço mais leve".
 Outras Alterações
"Para isso, descaracterizamos os elementos da nossa identidade visual, mas buscando manter o carisma que conquistamos", completa.
O sabor, diz o sócio, não mudou. Antes, a cachaça era produzida em Passa Tempo, no oeste de Minas Gerais, e, nesta nova fase, passa a ser preparada em Papagaios, na região metropolitana -mudança que afeta a capacidade produtiva: antes, eram 3.000 a 4.000 litros por mês e, na nova fase, a estrutura está preparada para alcançar os 10.000 litros.
Apesar de terem perdido o processo no Inpi, os sócios dizem que não cometeram plágio.
Eles se resguardam no parecer do próprio Inpi, de que não haveria confusão entre as duas marcas, "por causa do tipo de público consumidor, que é especializado o suficiente para distinguir entre as marcas e os produtos assinalados por estas".
"Não imaginávamos jamais que cresceríamos o quanto crescemos nesses seis anos de trabalho e nem que despertaríamos a atenção de uma empresa tão grande como a Diageo. Nós começamos achando que iríamos vender cachaça no porta-malas", diz.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK