PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 28 de outubro de 2014

33,8% da população fazem atividade física

REGULARMENTE

33,8% da população fazem atividade física

28.10.2014

Nos últimos cinco anos, ocorreu um crescimento de 12,6% da quantidade de pessoas que realizam exercícios físicos

Image-0-Artigo-1729358-1
A musculação ganha cada vez mais adeptos, enquanto o futebol tem a participação reduzida na rotina da população
FOTO: HELENE SANTOS
Com a mudança de hábitos da população brasileira, a prática de exercícios físicos se tornou tarefa corriqueira no cotidiano de grande parte das pessoas. De acordo com pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2013, divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), atualmente, 33,8% dos cidadãos praticam atividade física regularmente, um crescimento de 12,6% nos últimos cinco anos.
Os dados vigentes apontam uma alteração no comportamento dos indivíduos adultos, que estão mais alertas quanto aos benefícios, de saúde e estética causados pelos exercícios.
Na busca por atividades físicas, a musculação tem ganhado mais adeptos no Brasil, enquanto o futebol reduz a participação na rotina da população. O percentual de entrevistados que disseram praticar musculação cresceu 50% entre 2006 e 2013, enquanto o índice dos que jogam bola caiu 28% no mesmo período. Segundo a pesquisa, 18,97% dos adultos hoje optam pelas academias, contra 14,87% que dizem praticar futebol.

De acordo com a profissional de educação física e presidente do Conselho Estadual do Desporto, Andréa Benevides, existem alguns elementos para que esse novo índice apareça. "A gente não pode identificar uma mudança por apenas um fator. A primeira causa foi a proliferação de academias, tanto pela criação de novas estruturas como pelo valor mais acessível. A segunda razão são os apelos das políticas públicas que orientam o cidadão a cuidar mais da saúde", assegura ela.
Ainda conforme Andréa, a revitalização dos lugares públicos, como praças, ajuda a disseminar a prática de atividades ao ar livre. "A revitalização do Campo do América é um bom exemplo. Com um espaço adequado, com mais segurança, a população passou a ocupar mais esse local. É preciso criar espaços, mas também é necessário que eles sejam mantidos adequadamente. Também vale ressaltar, que o local mais utilizado para a prática de atividade física em Fortaleza é a Beira-Mar", afirma.
Caminhada
Apesar das mudanças no perfil de exercícios físicos da população, com a crescente participação da musculação, a pesquisa mostrou que a caminhada permanece como o desporto mais frequente entre os brasileiros. Do total de entrevistados que pratica alguma atividade física, 33,79% disseram fazer caminhadas. Em 2006, o índice era 10% maior. O público feminino é o mais fiel nesse exercício, com 43,98% de adeptas, seguida pela musculação e pela ginástica.
A dona de casa Terezinha Pereira da Costa costuma caminhar diariamente em uma praça próxima à sua residência. "Gosto de caminhar porque me sinto muito bem, procuro realizar a atividade todos os dias. Prefiro vir pela tarde, o sol é mais tranquilo e também aqui fica mais movimentado", relata.
Ainda segundo a dona de casa, a prática do exercício deu início depois de saber que estava com pressão alta. "Tive orientação médica de começar a caminhar. Sou nova, tenho 32 anos, e já estava com minha pressão oscilando. Mas também venho para emagrecer. Estes são meus principais motivos", conta.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK