PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Africano com suspeita de ebola teve contato com 64 pessoas no Brasil

Em Brasília
As autoridades de saúde identificaram 64 pessoas que podem ter entrado em contato nos dois últimos dias com o guineano Souleymane Bah, internado nesta sexta-feira (10), no Rio de Janeiro, com suspeita de ter contraído o ebola, embora não tenha voltado a apresentar sintomas.
O paciente de 47 anos foi na quinta-feira (9) a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Cascavel, no Paraná, relatando que na quarta-feira (8) tinha tido febre, tosse e dor de garganta, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em entrevista coletiva.
Ampliar

Epidemia de ebola na África provoca temor mundial290 fotos

286 / 290
10.out.2014 - Ambulância com paciente com suspeita de ebola passa pela na avenida Brasil, no Rio de Janeiro. Souleymane Bah, 47, chegou em Cascavel (PR) vindo da Guiné, na África. Ele ficará internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas Leia maisFabio Teixeira/Folhapress
As autoridades informaram que identificaram 64 pessoas que entraram em contato com o paciente, 60 delas no centro médico de Cascavel, entre eles três médicos e enfermeiros que lhe atenderam diretamente e os outros quatro são dois casais que moram no mesmo domicílio onde Souleymane se alojava.
Essas pessoas são consideradas "sob risco" já que o paciente agora não apresenta sintomas, embora as autoridades monitorem sua temperatura uma vez ao dia. Já os três funcionários de saúde que trataram do paciente terão a temperatura medida duas vezes ao dia, segundo o ministro.
Os sintomas de Bah se apresentaram no 20º dia depois de sua saída da Guiné, dentro do prazo de incubação da doença, que é de 21 dias.
Desde a tarde da quinta-feira, quando Bah chegou ao ambulatório, não voltou a apresentar sintomas e sua temperatura é normal, embora por proceder da Guiné, um dos países mais afetados pelo ebola, e por se encontrar dentro do período de incubação, foi considerado como um caso "suspeito".
Bah foi internado nesta sexta-feira (10) no Rio de Janeiro no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, onde foram feitos exames de sangue, que serão enviadas para análise a um laboratório da mesma instituição situado em Belém, no Pará.
O Evandro Chagas de Belém é um laboratório público de referência internacional para febres hemorrágicas.
O resultado dos testes será conhecido em um prazo máximo de 24 horas, segundo o ministro, que revelou que também foi feito um teste para malária no paciente, que deu negativo.
Chioro disse que "todos os protocolos foram aplicados", e a resposta das autoridades foi "um sucesso". Ele também afirmou que o isolamento da UPA de Cascavel foi feita de forma "adequada".
O governo notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde divulgará um novo boletim às 18h, no entanto, o exame de sangue do paciente ainda não estará pronto.
Saiba mais sobre ebola
  • O que é o ebola?
    A doença é causada pelo vírus ebola e, no surto atual, já matou quase a metade dos pacientes diagnosticados com a doença. Tem sintomas como febre, vômito, diarreia e hemorragia.
  • Como se contrai o vírus?
    O ebola é transmitido pelo contato direto com sangue e fluídos corporais (suor, urina, fezes e sêmen) de pessoas contaminadas e de tecidos de animais infectados.
  • Quais países têm mais casos de ebola?
    Guiné, Libéria e Serra Leoa vivem surtos de ebola, e há casos na Nigéria. EUA e Espanha levaram compatriotas infectados para tratamento em seus países.
  • Quem tem mais risco de contrair a doença?
    Parentes dos pacientes e os profissionais de saúde que tratam os pacientes com ebola são os indivíduos em maior situação de risco. Mas, qualquer pessoa que se aproxime de infectados se coloca em risco.
  • O ebola tem cura?
    Não. Existem apenas remédios e vacinas experimentais sendo testadas no Canadá, nos Estados Unidos e na África. O tratamento consiste em amenizar os sintomas.

Ebola - 8 vídeos

Leia mais em: http://zip.net/bypRR8


FONTE: BOL

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK