PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

6 formas diferentes de utilizar a nota do Enem

Postado por: 
Oi vestibulandos!
Mais de 8 milhões de estudantes de todo o país devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem deste ano.
Se, no início, a prova tinha apenas a finalidade de medir o conhecimento dos alunos ao término do ensino médio, a avaliação tem, desde 2009, status devestibular. Atualmente, o Enem faz parte dos processos seletivos de instituições públicas e privadas de nível superior, tornando-se um passaporte para a universidade.
A nota do Enem poderá ser utilizada de seis formas diferentes pelos estudantes. Além de concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos, o aluno também tem acesso a certificação do ensino médio.
Nem todos sabem, porém, que a nota do Enem pode ser usada de 6 diferentes formas:
O Programa Universidade para Todos é um programa do governo federal que oferece bolsas de ensino em instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. Nesse programa são oferecidas bolsa integrais (100%) e parciais (50%) à estudantes autodeclarados de baixa renda.
Esse programa é para quem está buscando estudar em uma Universidade Federal. Sua entrada na graduação gratuita irá depender da nota de corte do curso que você escolheu em determinada universidade e da sua nota do Enem. A nota de corte é uma média dos pontos necessários pra você entrar naquele curso.
A partir deste ano o Fundo de Financiamento Estudantil também tornou obrigatória a participação no ENEM para poder solicitar o financiamento estudantil. As notas são utilizadas como critério para conseguir o financiamento e apenas é exigido para os estudantes que tenham concluído o ensino médio em 2010 ou em anos posteriores.
Esse financiamento é destinado aos alunos que não tem condições de arcar com a mensalidade do curso, são oferecidos financiamentos de 50%, 75% e 100% da mensalidade dos cursos e o pagamento é feito apenas 18 meses após o estudante se formar.
O programa foca nas instituições de educação profissional e cursos técnicos, como: Institutos Federais, Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais, Redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Universidades privadas e Escolas técnicas privadas.
É um programa que oferece intercâmbios, de modo que os estudantes de graduação e pós-graduação realizem estágios no exterior e expanda seus conhecimentos em sistemas educacionais mais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
Àqueles estudantes que abandonaram os estudos, independente do motivo, ou não tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio, podem utilizar a nota do ENEM para conseguir ocertificado de conclusão do Ensino Médio. Para isso é necessário que o candidato consiga nota superior a 450 pontos nas provas de múltipla escolha, em cada uma das áreas avaliadas e nota acima de 500 pontos na prova de redação.
Para mais informações acesse www.enem.inep. gov.br
Até logo!

FONTE:
CANAL DO ENSINO

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK