Postado por: Carolina Pignatari
FONTE:
CANAL DO ENSINO
Olá leitores,
O Câncer de Mama é sim uma doençagrave, mas com prevenção, a cura é mais fácil e mais rápida.
O que se tem a fazer é conhecer tudo sobre a doença para saber como agir se ela algum dia bater à sua porta.
Antes de tudo saiba que o câncer de mama tem cura! Se identificado precocemente pode chegar a 95%.
No entanto, no Brasil, o câncer de mama é o que mais mata nossas mulheres. Para o ano de 2014 foram estimados mais de 57.000 novos casos, sendo que mais de 11.000 ainda morrem da doença.
Assim sendo, mulheres e homens (sim, homem também pode ter câncer de mama!), seguem abaixo algumas informações e dúvidas importantes sobre esse mal que preocupa muita gente, mas que não precisa ser esse bicho de sete cabeças. Leia com atenção e previna-se!
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é resultado da multiplicação descontrolada de célula da própria mama. Estas células apresentaram alguma modificação no seu material genético, tendo como resultado multiplicação descontrolada e perda da capacidade de morrer. Ou seja, a célula se divide continuadamente, e não morre, passando a ocupar um espaço que não era seu.
Só quem tem parentes com câncer de mama podem ter câncer?
Não. Mais de 80% das mulheres que têm câncer de mama nunca teve um parente com câncer.
O que é o autoconhecimento? Como ele pode me ajudar?
Autoconhecimento é o estímulo à mulher se conhecer. Olhar-se, cuidar-se, saber o que é normal em seu próprio corpo. E ajuda muito, pois quando a mulher identifica em seu corpo algo que não lhe é normal, pode buscar uma avaliação médica.
Câncer de mama tem cura?
Sim. E a cura é totalmente dependente do momento do diagnóstico, ou seja, tumores que são pequenos tem mais chance de cura que os tumores que são grandes e demoraram muito tempo para serem descobertos.
Todos os cânceres de mama são iguais?
Não. Existem várias diferenças e estas diferenças podem interferir no tipo de tratamento a ser realizado.
Qual é o melhor exame para diagnosticar precocemente o câncer de mama?
O melhor exame, capaz de identificar câncer ainda em tamanhos muito pequenos e iniciais é a mamografia.
O que é cisto de mama? Pode virar câncer?
Cisto de mama é uma “bexiguinha” de água na mama. Não é câncer e não vira câncer.
Quais os sintomas de câncer de mama?
Os tumores iniciais, geralmente não apresentam sintomas. A mulher o descobre realizando seus exames de rotina. Mas pode ser sentido como um caroço na mama (nódulo) ou algum outro sinal diferente.
Quando é indicado fazer mastectomia (retirada completa da mama)?
Geralmente a mastectomia, ou seja, a retirada de toda a mama da mulher acontece quando o tumor é grande, ou quando a mama da paciente é muito pequena e a retirada parcial da mama já lhe traria grandes defeitos estéticos.
Quais as mudanças de hábitos podem diminuir minhas chances de ter câncer de mama?
O câncer de mama resulta de uma série de fatores que trabalham em conjunto, o que significa que isoladamente não há um fator que o controle. O fato de nascer mulher e estar envelhecendo todos os dias é o maior risco, mas alguns hábitos de vida podem ajudar na redução do risco, como por exemplo, alcançar e manter um peso saudável, fazer exercícios regularmente, limitar o uso de álcool, evitar tomar hormônios na menopausa e amamentar se puder.
Existe alimento que previne o câncer de mama?
Não há um alimento que blinde a mulher contra o câncer, no entanto, manter um estilo de vida saudável pode diminuir os riscos. Algumas sugestões: coma frutas e verduras, coma grãos integrais, coma menos alimentos ricos em gordura e doces.
Pílula anticoncepcional aumenta o risco de câncer de mama?
O risco aumenta levemente com seu uso, no entanto se o uso for de pílulas de baixa dosagem o efeito é menor.
Mágoa ou estresse podem causar câncer?
Nunca se provou que uma mágoa, uma perda ou o estresse sejam causas diretas com câncer de mama, no entanto, a saúde emocional, é importante no processo de uma vida saudável. Por isso, procure fazer coisas que fazem você feliz e tragam equilíbrio à sua vida e acredite em você.
Esperamos que tenha ajudado. Preste atenção em você, nas mudanças do seu corpo, faça exames preventivos regulares e viva com saúde.
FONTE:
CANAL DO ENSINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário