As propriedades da erva doce são muitas além de ser extremamente saborosa. O chá costuma ser usado contra cólicas de bebês, em casos de tosses e bronquite, em problemas digestivos, calmante entre diversos outros. Aqui aprenderemos como fazer um chá de erva doce, funcho ou anis.
A erva doce é uma daquelas plantas que acabam tendo variações, por ser da mesma família e portanto é bom saber os nomes científicos, mas apesar de diferentes, elas são bastante similares. O funcho, tem o nome científico Foeniculum vulgare Mill; sinônimo de Anethum foeniculum e ainda existe também a Pimpinella anisum L. Mas, basicamente é tudo igual.
Receita de Chá de Erva Doce
Você vai precisar de:
- 1 colher de chá de erva-doce
- 1 colher de chá de açúcar demerara (um açúcar integral, parecido com o açúcar mascavo)
- 1 xícara de chá de água.
Modo de Preparo:
Ferva a erva doce na água por cerca de cinco minutos. Feito isso, coe e adoce o chá.
Saiba Mais
O chá de erva doce é comumente usado para acalmar bebês com cólicas e fazê-los dormir mais facilmente. Existe até produtos no mercado derivados do funcho que são usados na chupeta (bico) de recém nascidos, como a Funchicórea. Este pó foi proibido pela Anvisa durante um tempo por causa da chicória, ou ruibarbo, mas acabou voltando ao mercado.
É importante salientar que tudo que for dado ao bebê tem que ter conhecimento do pediatra, principalmente por causa do uso do açúcar.
Entre os muitos benefícios da erva-doce estão a melhora na digestão, melhora a sensação de barriga inchada e estufamento e serve para alívio dos gases.
Os folatos presentes na erva doce são indicados no caso de pressão alta, e o potássio presente também ajuda a baixar a pressão.
Para as mães que estão em fase de amamentação é considerado que o chá de erva doce estimula a produção de leite. O chá de erva doce é considerado bem inofensivo e também é indicado para as grávidas. As mulheres durante a gravidez devem apenas ficar atentas aos chás com cafeína e com canela, pois podem estimular aborto.
O chá de erva doce é calmante, mas ainda sim estimula a digestão, tem quem use o chá de erva doce com gengibre para emagrecer, pois associa o efeito termogênico de um com o digestivo do outro.
FONTE: Receita Natural
Nenhum comentário:
Postar um comentário