PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 31 de julho de 2018

Maioria dos votos nulos anula eleição e impõe novo pleito com outros candidatos? Não é verdade!

Boato tem várias versões; uma delas inclui o juiz Sérgio Moro. Se a maioria votar nulo, esses votos serão descartados e ganhará o candidato com o maior número de votos válidos.
POR G1
Por Roney Domingos, G1
Uma mensagem que circula na internet pelo menos desde 2010 defende o voto nulo e diz que, se essa opção alcançar maioria, a eleição é anulada e todos os candidatos são impossibilitados de concorrer novamente. Esse rumor ganha força a cada dois anos, durante os pleitos. Mas não é verdade.

(Foto: G1)

O G1 publica nesta semana uma série de boatos relacionados às eleições

O rumor ganha apresentações diferentes de tempos em tempos para chamar a atenção de quem o recebe nas redes sociais. Já foi apresentado falsamente como se fosse uma carta do juiz federal Sérgio Moro e também como recado de um programa de televisão policialesco.

A verdade é que a eleição só é cancelada quando a maior parte dos votos fica nula em razão de uma irregularidade/cassação da chapa do vitorioso. Caso contrário, os votos não são considerados válidos. E para decretar a vitória de um candidato, só ós válidos interessam (os brancos e nulos são excluídos da conta).

Veja o que diz a mensagem falsa

*_Voto Nulo_*
000 + tecla verde
*SAIBAM COMO SE FAZ.*
Será que teremos que exercer o *voto NULO* nas *próximas eleições?!*
ENTENDA O PORQUE DE NÃO EXISTIR A *TECLA NULO*
SE *CADA UM* DE NÓS INFORMAR *10 OU 20 PESSOAS* E ESTAS, POR SUA VEZ, TAMBÉM *DIVULGAREM* PARA A SUA LISTA DE CONTATOS E ASSIM SUCESSIVAMENTE....
*EM BREVE* TEREMOS UM NÚMERO SUFICIENTE DE PESSOAS ESCLARECIDAS QUANTO *AO VOTO NULO.*
*LEIAM COM ATENÇÃO* O TEXTO ABAIXO PARA *ENTENDER MELHOR.*
*VOTO NULO = 000 + TECLA VERDE*
Campanha vai e campanha vem, você se acha na obrigação de escolher uma dessas figuras ( *o tal do* *"menos ruim"* ) e com isso *acaba afundando* mais o nosso país!
Mas, aí você diz: *"Nesse caso, não temos saída".*
✅ *Engano seu.*
O QUE VOCÊ NÃO SABE É QUE, SE NUMA ELEIÇÃO *HOUVER MAIORIA DE "VOTOS NULOS"*
*É OBRIGATÓRIO HAVER NOVA ELEIÇÃO COM CANDIDATOS DIFERENTES* DAQUELES QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA!!!
*Ainda não entendeu ?*
Se, no exemplo de eleição acima, *_você e muita gente votasse nulo_*, seria obrigatório haver uma *NOVA ELEIÇÃO* e esses ~pilantras~ não poderiam concorrer ao mesmo cargo político, *pelo menos por mais 4 anos !*
*Segundo a legislação Brasileira*, se a eleição tiver *_51% de votos nulos_*, o pleito é *ANULADO* e novas eleições têm que ser *convocadas imediatamente*; e os candidatos não eleitos ficarão *IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESSA NOVA ELEIÇÃO !!!*
*É disso que o Brasil precisa:*
Um susto nessa gente!
Esta campanha vale a pena!
*N U L O neles !!!*
POR FAVOR *DIVULGUE*, PELO MENOS COMO UM TRABALHO DE UTILIDADE PUBLICA, *_PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM SEUS PRECIOSOS DIREITOS ELEITORAIS !_*
Leve isto a sério! O Brasil precisa de cidadãos sérios! Chega de cidadãos mais ou menos sérios!"

Veja o que diz o TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), diz que vem há muito tempo desmistificando notícias falsas a respeito da questão do voto nulo.


Segundo o TSE, a ideia de que, se mais de 50% dos votos forem nulos, a eleição é anulada, é falsa porque como apenas os votos válidos são considerados na contagem final, se a maioria dos eleitores votar nulo, todos esses votos serão descartados e ganhará o candidato com o maior número de votos válidos.


Ou seja, mesmo se mais de 50% dos eleitores votarem nulo, a eleição não é anulada. A confusão ocorre devido a uma interpretação errada do artigo 224 do Código Eleitoral.


A "nulidade" a que a legislação se refere diz respeito a votos tornados nulos por decisão judicial (devido à prática de abuso de poder político, por exemplo).


O TSE fez, inclusive, um vídeo para rebater o "mito".

LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK