PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Refluxo afeta 12% dos brasileiros

Problema gástrico causa muito desconforto
(foto: Pixabay)
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de alimentos ricos em gorduras, acarretam em desconforto estomacal e agravam os distúrbios do aparelho digestivo, como o famoso refluxo. O problema costuma ser associado à hérnia de hiato (parte do estômago invade a cavidade torácica por meio do esôfago). Um levantamento do Instituto Datafolha a pedido da Federação Brasileira de Gastroenterologia aponta que mais de 12% dos brasileiros, ou seja, cerca de 22 milhões de pessoas, sofrem com o refluxo.

De acordo com o gastroenterologista Roberto Oliveira Dantas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, a azia e queimação no estômago são sintomas que sugerem o refluxo gastroesofágico. "O refluxo gastroesofágico é a volta do conteúdo gástrico do estômago para o esôfago", diz o professor em entrevista para a Rádio USP.

O médico lembra que esse movimento do conteúdo gástrico não deveria acontecer, pois após a ingestão do alimento, ele cai no estômago, onde é preparado para a realização de todo o processo digestivo, seguindo para o intestino. "Em algumas situações, o alimento volta para dentro do esôfago e esse órgão não está preparado para recebê-lo, além de estar misturado com o ácido que existe dentro do estômago. Isso causa azia, dor e desconforto", afirma o gastroenterologista.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK