PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 6 de novembro de 2018

95% dos aplicativos para crianças contêm publicidade. E muitas são inadequadas

Aplicativos para crianças
(Foto: CC0 - domínio público)
Mesmo em uma escala menor se comparado aos adultos, as crianças usam celulares, principalmente, para vídeos e jogos.E seus dados de consumo são muitíssimo interessantes para as empresas que criam aplicativos e, consequentemente, também desenvolvem publicidade direcionadas a elas. Com isso, um estudo realizado por pesquisadores do hospital pediátrico CS Mott, da Universidade de Michigan apontou que 95% dos aplicativos de Android para crianças menores do que cinco anos trazem anúncios, ainda que, abaixo de oito anos, elas não consigam diferenciar publicidade de outro tipo de conteúdo,
A pesquisa, publicada no Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics , revela que os jogos são frequentemente interrompidos por pop-ups com anúncios que podem enganar, distrair e não são apropriados para o público infatil. Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisadores testouos 135 aplicativos mais populares voltados para crianças menores de cinco anos na Play Store. 
Pesquisas anteriores avaliaram o conteúdo educacional de vários aplicativos infantis. No entanto, há poucos estudos sobre anúncios embarcados nos apps para o público infantil. A publicidade, além de distrair as crianças, pode ser prejudicial à saúde. "Publicidade tem sido associada com comportamentos alimentares pouco saudáveis, o que pode causar a obesidade", explica Marisa Meyer, co-autora do estudo.
100% dos aplicativos gratuitos analisados continham anúncios, uma taxa que cai para 88% quando se analisou os apps pagos. O resultado do estudo é preocupante. "Isso afeta negativamente as crianças de famílias de baixa renda, que são mais propensas a baixar jogos gratuitos, cheios de anúncios que, além de persuasivos, podem ser inadequados", diz Meyer.
Em 54% dos aplicativos gratuitos o jogo é interrompido por vídeos publicitários que, às vezes, não podem ser fechados imediatamente, e obriga o usuário a vê-los inteiros. Além disso, se você tentar fechá-los pressionando em qualquer lugar do anúncio em vez do pequeno "X", uma janela do Google Play será aberta para baixar outro aplicativo. Jenny Radesky, também co-autor do estudo, informa que esses banners são maliciosos: "O pequeno 'X' só aparece depois de 20 segundos. E, no caso de uma criança de 4 ou 5 anos, ela pode pensar que o anúncio é parte do jogo e ela não sabe o que fazer. Logo, há grandes chances da publicidade ser clicada, direcionando o usuário para loja de aplicativos”. A pesquisa também encontrou publicidade inapropriada para crianças, como o app de compras Wish, que contém itens para adultos.

Aplicativos que incentivam a comprar

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK