PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 26 de março de 2013

Pessoas que se fazem de vítima



PESSOAS-QUE-SE-FAZEM-DE-VÍTIMA
Às vezes temos que lidar com pessoas que se fazem de vítima, de coitadinhas, que vivem reclamando da vida e que nunca estão satisfeitas com nada. E isso, convenhamos, é a coisa mais chata do mundo, pois a vida está aí para ser vivida e todos nós temos responsabilidade pela forma como vivemos. Agora, você já parou para pensar se você se faz de vítima? É muito mais fácil apontarmos defeitos nos outros do que em nós,  e nem sempre reconhecemos nossa parcela de responsabilidade pelo que deu errado conosco.

Vemos com muita frequência o ser se colocar na posição de vítima, quando deveria era demonstrar sua grandeza. Tal comportamento demonstra necessidade de tratamento, principalmente quando os sintomas apontam para a baixa estima, pois quando isso acontece o ser apresenta comportamento de recusa ao tratamento da saúde podendo até mesmo atentar contra a própria vida com o único objetivo de chamar a atenção de outros. A pessoa que se faz de vítima gosta de puxar o foco para si e muito comumente arruma sempre desculpas para tudo e acaba, às vezes, até convencendo.

A mentalidade de vítima é um modelo autodestrutivo que contribui para um estilo de pensamento negativo, autoderrotistas inconscientes. A mentalidade de vítima faz com que você pense que não pode ou não consegue fazer as mudanças na sua vida que deseja fazer por causa dos outros, por razões que não se podem definir convenientemente, e misteriosamente “colocam-no fora das coisas”. Você sente que a vida é injusta, que você tem justificações para não ser bem sucedido e que a sorte nunca lhe bate à porta, prejudicando-o nas várias áreas da sua vida.

Pessoas que se consideram vítimas geralmente dão mais do que recebem, pois em algum momento da vida, aprenderam a dar, confiar e sacrificarem-se pelos outros. Estão sempre computando o mundo entre o bem e o mal, o que deram e o que receberam e o resultado dessa conta é que sempre deram muito mais, ou ainda, receberam apenas a parte ruim. São pessoas que se sobrecarregam, porque nunca conseguem dizer "não". Ao se sacrificarem, acabam sempre manipulando ou controlando quem as cercam.

De acordo com a especialista, a pessoa que se finge de “coitada” nunca é expansiva, sempre se mostra uma pessoa reservada e introvertida durante as situações que podem se complicar e, para isso, preferem não alarmar nenhuma confusão. “Além disso, sempre que ela causar algum problema vai demonstrar preocupação e mostrar-se disposta a ajudar o próximo”, alerta.

Há uma lei universal que diz: “aquilo que focamos se expande.” Portanto quando você reclama, está focando em tudo aquilo que está errado na sua vida, ou seja, está fazendo com que está errado se expanda. Portanto não aja dessa forma, e se afasta dos resmungões, pois essa energia negativa é extremamente contagiosa.



Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK