PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Rock solidário

Aulas acontecem em um espaço improvisado na casa de Fernando Oliveira, que procura parceiros pra ampliar o projeto. Foto: Allan Costa Pinto




As tardes na Rua Padre Cobalchini, em Santa Felicidade, têm uma trilha sonora especial. De uma estrutura improvisada no terreno do número 784 ecoa o som do violão acompanhado de vozes das crianças que moram na região e aprendem a usar o instrumento com as aulas de Fernando Oliveira, 25, conhecido como “Salsidc Rocker”.
O músico utiliza composições próprias para ensinar e que já estão na ponta da língua das crianças. São músicas em estilos variados e com estrutura simples, que facilitam o aprendizado. A inspiração vem especialmente da música paranaense, como o artista João Lopes e a banda Blindagem. “Percebi que aprendemos mais ensinando do que tocando para nós mesmos. E nasci para compartilhar”, diz. Além de utilizar nas aulas para as crianças, ele disponibiliza suas composições na internet pelo YouTube (http://www.youtube.com/user/salsidc).
Desde 2010, quando as atividades começaram, dez crianças participaram da iniciativa e ao menos três deram sequência na música. Mas independente da evolução com o instrumento, Fernando considera que o benefício para todos os integrantes é a possibilidade de ter uma forma de expressão. “A música está em todos nós, é só deixar fluir”, avalia.
O trabalho, porém, poderia ser ainda mais efetivo caso o grupo tivesse à disposição um espaço adequado para a atividade. “Seria muito bom, assim poderia interagir mais com as crianças”, afirma. Desta forma ele procura pessoas interessadas em investir e se tornar parcerias no projeto.
“A música é importante para qualquer criança e tira das ruas, das coisas ruins”, avalia a costureira Eliane Oliveira, 41, que é irmã de Fernando e acompanha dentro de casa os reflexos da atividade. Além de um sobrinho que já aprendeu a tocar violão, seu filho de seis anos, que tem Síndrome de Down, mostra bastante interesse pela atividade.
Para Dênis, 9, o violão se tornou uma nova possibilidade. “Pensava em ser DJ, mas agora me interessei pelo violão”, contou, ao mesmo tempo em que pediu para o pai o instrumento. “É muito bom arrumar uma ocupação para as horas vagas ao mesmo tempo que aprendem alguma coisa”, afirma o pai do garoto, o pedreiro Adenilson Rosa, 32.
Compartilhando
O contato de Fernando com a música começou em 2009, quando ele juntou dinheiro par ir ao show da banda AC/DC. Como a confirmação do evento demorou a acontecer, ele investiu os R$ 300,00 na compra de uma guitarra e aprendeu a tocar o instrumento. “Meu primo deu algumas dicas, mas aprendi com muita força de vontade”, conta. Desde então, ele compartilha suas produções no YouTube.
O músico também é escritor e já escreveu poesias e contos, que estão disponíveis no site Recanto das Letras. Ele ainda pretende lançar uma versão impressa de um livro com o material. Nos dois sites é possível localizar a obra musical e escrita de Fernando pelo nome artístico “Salsidc”.
FONTE: 
http://cacadores.parana-online.com.br/santa-felicidade-2/rock-solidario/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK