PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 28 de março de 2014

Burocracia atrasa construção de cisternas de placas no CE

Burocracia atrasa construção de cisternas de placas no CE

28.03.2014

Após um ano do Projeto São José, que viabilizou verba para as obras, as famílias ainda estão sem água

R2
Iguatu A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) corre contra o tempo para construir e instalar sistemas de abastecimento de água, cisternas de placa e de polietileno em localidades rurais do Ceará. O titular da SDA, Nelson Martins, vem solicitando parcerias com os municípios e reconheceu que não vai dar tempo concluir os projetos até o fim da quadra invernosa deste ano, em maio.
O Ceará enfrenta dois anos seguidos de seca, considerada uma das maiores dos últimos 50 anos. Em vários municípios há dificuldades de abastecimento de água. Açudes e poços secaram. Carros-pipas atendem milhares de moradores. Neste ano, as chuvas permanecem abaixo da média e o quadro é de preocupação ante a possibilidade de um novo período de estiagem.

No campo, as famílias aguardam os projetos de abastecimento, mas a burocracia e a necessidade de licitações têm contribuído para retardar a construção de sistemas de distribuição de água e construção de cisternas de placas. Em março de 2013, na cidade de Acopiara, por ocasião da solenidade anual de lançamento do Projeto São José, o governo do Estado entregou dezenas de certificados aos prefeitos como anúncio e garantia de implantação das unidades de captação de água da chuva.
Decorrido um ano, a construção das cisternas ainda não começou em muitos municípios. Iguatu é um exemplo. Serão implantadas 1.840 cisternas de placas, mas somente agora o serviço vai começar. "O nosso esforço é para universalizar o programa", disse Nelson Martins, em recente encontro realizado no auditório do Palácio da Microempresa do Sebrae, nesta cidade. "Sabemos que não vai dar tempo as cisternas pegar água até o fim do inverno, mas pedimos a parceria, a ajuda das Prefeituras nesse projeto".
Inicialmente, Iguatu receberia 2.260 cisternas, mas um novo levantamento constatou a necessidade de menor quantidade, 1.840. "Há sobra, mas se houver necessidade futura, vamos construir o que for necessário neste ou nos outros municípios", esclareceu Nelson Martins. "O nosso objetivo é para universalizar o programa".
Em 31 municípios do Estado, o governo vai implantar 19.586 cisternas de placa, de acordo com o mais recente convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). De 2007 até este ano já foram implantadas no Ceará, 170 mil cisternas de placas. A SDA também faz esforço para a implantação das cisternas de polietileno que já estão nos municípios.
No município de Iguatu, serão implantados seis sistemas de abastecimento de água beneficiando quase 200 famílias na zona rural. Serão atendidas as comunidades de Aceno, Cavaco, Cipó, Umburana dos Barbosas, Mirassul e Várzea da Lama. A ordem de serviço para a construção desses projetos foi dada pelo titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins.
Ordem de Serviço
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, lideranças comunitárias e políticas participaram da solenidade de assinatura de ordem de serviço para a construção dos novos sistemas de abastecimento d'água, no auditório do Palácio da Microempresa, do Sebrae, nesta cidade. O investimento nessas obras será de R$ 1,14 milhão. Os recursos são do Programa Água para Todos e prevê a construção de 1.350 sistemas de abastecimento d'água em todo o Ceará até o final de 2014. É executado pela SDA, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. O investimento total é de R$ 200 milhões.
O secretário Nelson Martins destacou que os projetos de abastecimento d'água que estão sendo executados pelo Estado, em parceria com o governo federal, e vão universalizar o acesso à água em todo o Ceará até o final de 2014.
"Estamos somando esforços para autorizar todas as obras de abastecimento d'água que estão previstas no Programa Água Para Todos", disse Martins. No último dia 19 de março, foram liberadas novas obras e encaminhados novos projetos para licitação.
Prioridade
O secretário disse que a prioridade é a liberação de projetos de abastecimento d'água para garantir a convivência com a seca. "E nada impede que os municípios apresentem os seus projetos para serem contemplados com esses recursos", disse Martins.
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, destacou a importância da execução dos projetos. "As comunidades enfrentam dificuldades e são abastecidas por meio de caminhão pipa", explicou. "Esperamos que essas obras sejam realizadas o mais rápido possível".
Os representantes das Associações de Moradores comemoram a assinatura da ordem de serviço. "O açude e os poços secaram, temos cisternas mas também estão secas e dependemos o caminhão-pipa", disse o presidente da comunidade de Mirassul, Raimundo Bandeira.
Honório Barbosa
Repórter
ENQUETE
Como está a situação de água?
"As dificuldades são grandes por causa da seca e da falta de água nos açudes. Os poços secaram e o jeito é esperar pelo carro-pipa. O anúncio dessa obra de construção dos sistemas de água é um alívio para todos nós"
Genésia Oliveira
Pres. Ass. De Moradores de Cipó, em Iguatu
"O açude e os poços secaram, temos cisternas, mas também estão secas e dependemos do caminhão-pipa. As dificuldades são enormes, por isso, esperamos que essas obras sejam logo concluídas aqui na região"
Raimundo Bandeira
Pres. Da Ass. De Morad. De Mirassul, em Iguatu


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK