3 motivos para escolher chocolate negro nesta Páscoa
por Tatiana Zanin (Nutricionista)
FONTE: TUA SAÚDE
por Tatiana Zanin (Nutricionista)
Um dos benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo porque ele é rico em calorias, mas existem diferentes tipo de chocolate que têm composições muito diferentes e por isso os seu benefícios para a saúde também são muito distintos.
Benefícios do chocolate amargo
Os benefícios do chocolate amargo ou meio amargo são principalmente melhorar a circulação sanguínea e prevenir o câncer devido à sua riqueza em antioxidantes. Outros benefícios do chocolate amargo são:
- Fazer bem ao coração porque promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides que possui que são as catequinas, epicatequinas e procianidinas;
- Estimular o sistema nervoso central e os músculos cardíacos pois possui teobromina que é uma substância com ação semelhante à cafeína;
- Dar sensação de bem estar pois ajuda a libertar o hormônio serotonina.
Para ter todos os benefícios do chocolate amargo basta comer um quadradinho de chocolate amargo ou meio amargo que são cerca de 6 g por dia.
Tipos de chocolate
Os tipos de chocolate existentes são:
- Chocolate branco - é o que não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.
- Chocolate ao leite - é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.
- Chocolate meio amargo - é o que tem 40 a 55% de cacau pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
- Chocolate negro ou amargo - é o que tem mais cacau entre 60 a 85% e menos açúcar e gordura.
Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios há para a saúde, por isso os benefícios do chocolate meio amargo e negro são maiores para a saúde porque eles ajudam a diminuir as doenças cardiovasculares e o câncer porque são ricos em antioxidantes.
Links úteis:
Mais sobre este assunto
FONTE: TUA SAÚDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário