PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 16 de julho de 2014

MENSAGEM DO DIA

16/07 O carisma da abrangência - Pe. Zezinho, scj

Há vantagens em ter um supermercado ou um armazém de secos e molhados. Há mais em oferta. Quem tem loja especializada num só artigo tem menos oferta. Acabará supervalorizando o pouco que oferece. Talvez seja disso que Paulo falava ao dizer que há carismas maiores e menores. E que o amor, a caridade é a virtude maior. Abrange mais! 

É desagradável saber que este ou aquele veículo não se preocupa com a formação de seus comunicadores. Faz como o partido que aceita qualquer político como candidato! Comunicadores que não se preocupam em aprender e melhorar dicção, conteúdo, linguagem e abrangência deveriam ser cobrados pela emissora. Ou melhora, ou cai fora! 

Alguns se repetem demais. Dia após dia o que se ouve é sempre a mesma coisa. Um locutor depois do outro oferece mais do mesmo. A emissora não diversifica. Está contente com a sua audiência. Isso, até o dia em que se instala na cidade uma que diversifica e abrange! 

Os que ficam no estreito ângulo de movimento de Igreja e não dão abertura a outros católicos igualmente iluminados, às vezes até mais ricos de conteúdo porque são teólogos, sociólogos, pedagogos, psicólogos e antropólogos. Algumas emissoras não se importam nem um pouco em dar aos seus ouvintes ou espectadores maior cultura e maior conhecimento. Dão uma hora por dia a um jovem que nem sequer leu o Catecismo da Igreja, mas é do grupo, e não abrem espaço para o padre que fez doutorado em Teologia, porque o padre não é do dito movimento e é de outra linha de Igreja! Falta de abertura, falta de catolicidade, falta de abrangência prejudica a catequese da Igreja.

Caíram na mesmice, não podem ser elogiados, precisam repensar a sua comunicação. Com tantos documentos da Igreja sobre exposição, tantos livros, oportunidades de evangelizar mais amplamente. Todos os dias repetem sempre a mesma coisa. Pode ser incompetência ou preguiça mental.

Admirados e elogiados sejam os diretores que exigem melhor preparo de seus comunicadores. Elogiados sejam os seus comunicadores que visivelmente melhoram sua comunicação a partir do momento que se conscientizam de que deveriam dar mais conteúdos eclesial abrangente dos seus ouvintes ou telespectadores.

O verbo é "citar", precisam aprender bem as musicas pelo conteúdo doutrinário, a citar adequadamente documentos da Igreja do Brasil e do mundo e a citar pensadores católicos. Os que entenderam isso estão comunicando cada dia mais é melhor.Os que se negam a fazê-lo estão cada dia mais marcando passo e escorregando na mesmice. Com tantos livros a sua disposição não os usam porque não querem.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK