Olá vestibulandos!
Por ser aplicado em todo o país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem um olhar nacional sobre o tema. Mais do que conhecer autores, as cerca de 12 questões de literatura exigem conhecimento do processo de construção do texto.
Confira 3 dicas para ficar preparado para a prova de literatura do Enem. Não há leituras obrigatórias, mas ler bastante é indispensável.
1º – Século XX
A literatura brasileira do século 20 predomina na prova. Se tiver de escolher algum período para focar estudos, opte por este. Em cada geração, se destacaram autores que pavimentaram a literatura brasileira, como Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Graciliano Ramos, Vinícius de Moraes, Erico Verissimo, Jorge Amado e Clarice Lispector. O escritor mais lembrado nas provas do Enem é Carlos Drummond de Andrade, um dos estandartes da geração de 30.
2º – Texto e Contexto
Reconheça a presença de valores humanos nas questões da prova e os relacione com o contexto histórico, social e político. Não é raro as provas pedirem associações entre poemas, prosas, quadros e tirinhas com o período em que foram produzidas.
3º – Prosa e poesia
O vocabulário rebuscado e por vezes não usual assusta. Por mais exigente que seja a tarefa, decifrar estrofes é um exercício válido para estimular a interpretação de outros formatos. Leia com calma, atentamente, e procure compreender a mensagem do autor camuflada nas entrelinhas do texto.
Bom estudo!
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário