PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 28 de setembro de 2014

A cozinha é, sim, o ambiente de convívio saudável

MOVIMENTO

A cozinha é, sim, o ambiente de convívio saudável

28.09.2014

Educação deve inserir a criança no preparo das refeições. Só assim, os bons hábitos serão seguidos na vida adulta

Image-0-Artigo-1704967-1
A educação alimentar também passa pela inclusão da criança na elaboração das receitas. Mas sempre com o olhar atento dos adultos, uma vez que o ambiente possui várias 'armadilhas' que colocam a saúde em risco
FOTO: AGÊNCIA DN
Acordar, vestir-se, arrumar os filhos, enfrentar congestionamento, ir ao trabalho, cuidar dos afazeres domésticos, e outras inumeráveis atividades fazem parte do cotidiano de quem vive em grandes cidades. No espaço de tempo entre tudo isso, as refeições acabam em segundo plano e apela-se aos fast-foods, comidas congeladas e por peso.
Adotar hábitos saudáveis na alimentação pode ser um desafio, mas que não precisa ser uma tarefa difícil e que exija grandes sacrifícios. Encontrar o prazer na cozinha pode estimular não só o cuidado com a saúde: desde a preparação do alimento ao momento de desfrutar da refeição, o ritual envolvendo a comida é uma forma de promover o convívio social.
Rede virtual
Esta é uma das ações do Movimento Musas - Mulheres Unidas de Atitudes Saudáveis, rede virtual que visa fomentar a discussão de temas que envolvem a valorização pessoal e profissional, a autoestima, a saúde e o bem-estar.
O Musas trabalha com quatro grandes temas: Valorizar-se mais, Movimentar-se mais, Comer mais saudável e Relaxar mais, cada iniciativa tendo como madrinha uma personalidade e que possui alguma relação com a temática.
A dieta possível
A escolhida para abordar a terceira etapa "Comer mais Saudável", foi a apresentadora de TV e cineasta Marina Person, que possui um canal de vídeos no YouTube, o Marinando, onde incentiva a boa alimentação por meio de uma dieta possível e descomplicada, que se adapta à rotina, aproveitando ingredientes naturais.
Como modo de tornar a alimentação ainda mais prazerosa, uma das ações que Marina Person aponta como sendo eficaz agregar as pessoas à cozinha, sempre que possível. "Embora muitas vezes nós precisemos fazer a refeição fora de casa, a comida é uma forma de convívio social. Não gosto de comer sozinha, mas de compartilhar na cozinha e isso é muito importante. É preciso entender que as refeições são momentos sagrados, embora não as tratemos dessa forma", explica a cineasta.
Questão de hábito
O hábito de pensar melhor sobre a rotina alimentar pode ser estimulado desde cedo, convidando as crianças para participar do preparo dos alimentos. Mesmo porque, segundo Person, a criança aprende tudo o que os pais ensinam e se elas forem incluídas nesse contexto, terão maior compreensão da importância de se alimentar bem.
"A pessoa que gosta de cozinhar começa assim, fazendo pequenas coisas na cozinha. O autor americano Michael Pollan diz que não ensinar uma criança a cozinhar é o mesmo que dizer que ela não pode atravessar a rua se o sinal estiver aberto, por exemplo. Não proporcionar a ela uma autonomia do que pode fazer para se alimentar é uma falha na educação", comenta.
Memória afetiva
Os momentos na cozinha podem ainda gerar lembranças afetivas que ficarão na memória das crianças, além de se tornar uma diversão para todos os que estão mexendo nas panelas. Recuperar uma receita antiga também desperta boas recordações. Afinal, toda família possui o preparo especial de uma tia ou avó que pode ser revivido e tornar-se ainda mais saudável com a substituição de algum tipo de ingrediente.
"Sou de uma família libanesa, cujas festas sempre foram regadas a muita comida. Aprendi com uma madrinha, que cozinhava muito bem. A culinária libanesa é simples, mas exige muito trabalho, então a minha madrinha chamava todas as crianças da família para ajudar a enrolar as esfirras, por exemplo. Não ficava perfeito, cada um fazia de uma forma diferente, mas quando a fornada saía, brincávamos de adivinhar quem tinha feito aquele quitute. É uma lembrança gostosa que eu tenho e que ajudou a desenvolver a minha consciência sobre o alimento. São coisas que devem ir evoluindo naturalmente na nossa mente", conta Marina Person.
O estilo de cada um
É importante que cada pessoa encontre um estilo próprio dentro da cozinha, para que possa realizar um preparo saudável com prazer e sabor. "Não acho que todos precisem gostar ou ter o hábito de cozinhar, mas é preciso saber um mínimo, pois isso ajuda na convivência. Você não precisa saber fazer os melhores pratos para entrar na cozinha. Só em cortar uma cebola ou espremer uma fruta, já está fazendo a sua parte na hora de compartilhar a refeição. Chamar os amigos para jantar e chamar as pessoas para a cozinha é muito gostoso".
Ter uma dieta balanceada, pontua, não é se privar de comidas que aprecia, mas descobrir o prazer nas refeições, equilibrando os alimentos e promovendo momentos únicos com outras pessoas.
FIQUE POR DENTRO
Terceira etapa do Musas tem 100 dias de duração
O Movimento Musas - Mulheres Unidas por Atitudes Saudáveis, é uma rede virtual criada em 2012 pela Sanofi por ocasião do Women's Forum for the Economy and Society.
O objetivo é difundir uma comunidade social colaborativa, na qual as mulheres possam seguir dicas e compartilhar experiências sobre temas que envolvem o seu cotidiano. Cada uma das quatro causas do movimento (Valorizar-se mais, Movimentar-se mais, Comer mais saudável e Relaxar mais), são estruturadas para serem seguidas no prazo de 100 dias.
A terceira etapa do movimento, Comer mais saudável, tem o desafio de inspirar as participantes a adotar novos hábitos e resgatar a tradição da boa comida, que foi se perdendo devido às mudanças ocorridas no estilo de vida da população, geradas principalmente, pela correria do dia a dia. "Essa fase propõe uma reflexão sobre o que significa comer saudável considerando o gosto pessoal, a nossa história, o nosso ritmo de vida e como a alimentação influencia a saúde", diz Cristina Moscardi, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Sanofi. Seguir as dicas pelo site www.movimentomusas.com.br.
Raniery Melo
Especial para o Vida
O repórter viajou a convite da Sanofi
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK