PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 15 de novembro de 2014

As armadilhas do eu Idealizado

Nova publicação em Universo Natural

As armadilhas do eu Idealizado

by José Batista de Carvalho
As armadilhas eu Idealizado  universe naturalA autoimagem idealizada pode assumir muitas formas. E nem sempre dita padrões de perfeição geralmente aceitos. Muitas vezes impõem altos padrões morais, assim você não vai questionar a sua validade. Afinal, não é certo querer ser correto? Não é isso que todos esperam que façamos?
É, mas assim fica difícil você perceber que está acontecendo uma atitude quase compulsiva em negar a imperfeição que está presente. Observe a simulação, a culpa, oorgulho e ansiedade. Se você avançar um pouco mais, perceberá um medo profundamente secreto que sussurra que seu mundo terminará se você não viver conforme seus padrões. Você perceberá muitos outros aspectos entre o seu eu autêntico e o não-autêntico. E escutará a ladainha constante de reclamação de seu eu idealizado.

Porém, existem tendências agressivas, arrogantes e ambiciosas por trás de seu eu idealizado, mas elas estão escondidas, provocando a maior ansiedade caso seu eu idealizado venha a ser exposto pela fraude que é. Observe a si mesmo e aos outros também: nada torna alguém tão vulnerável quanto o orgulho. Na maioria das vezes, existe uma combinação dessas duas tendências: padrões morais superexigentes e orgulho de ser invulnerável, distante e superior. Só que para perceber isso, você vai ter uma longa caminhada pela frente.
Uma vez que é impossível cumprir os padrões e ditames do eu idealizado, você nunca abandona a tentativa de mantê-los e pode cultivar dentro de si uma tirania da pior espécie. Você não se dá conta de que é impossível ser tão perfeito quando seu eu idealizado exige, e por isso se castiga e sente-se fracassado, uma vez que não consegue corresponder às suas próprias exigências. Uma sensação de inutilidade, como um estado de miséria consciente. Perceba a impossibilidade do que você espera de si mesmo, caso contrário vai acabar projetando a culpa do seu fracasso no mundo, nos outros, na vida.
Quanto mais você tentar se identificar com sua autoimagem idealizada, maior será o seu desencanto toda a vez que a vida o puser diante de uma situação em que esse disfarce não possa ser mantido. Aí, então, além de um problema objetivo você tem um problema interno.
Problemas e dificuldades são uma prova de que você não é o seu eu idealizado!
A Aceitação de Si Mesmo
O desejo verdadeiro de melhorar leva a aceitar a própria personalidade como ela é neste momento. A partir daí, qualquer descoberta daquilo que o impede de realizar seus ideais não o lançará na depressão, na ansiedade e na culpa, mas, antes, o fortalecerá.
Você não terá a necessidade de exagerar a "maldade" do comportamento detectado, nem se defenderá contra ele com desculpas de que é problema dos outros, da vida ou do destino.
Apenas conseguirá construir uma visão objetiva de si mesmo com relação a isto, e essa visão o libertará. Você assumirá total responsabilidade por suas atitudes imperfeitas, desejoso de assumir as consequências sobre si mesmo.
E quando você assume a responsabilidade por si mesmo, equivale a dizer "Não sou meu eu idealizado".
Eva Pierrakos
José Batista de Carvalho | 14/11/2014 às 19:03

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK