REUTERS/Osman Orsal |
Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar estima que a ingestão de 400 miligramas de cafeína por dia não causa problemas de saúde.
Um adulto pode beber até cinco cafés expresso por dia, ou o equivalente, sem pôr em perigo a sua saúde. A conclusão é de um estudo conduzido pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (AESA) depois de alguns países levantarem questões e preocupações sobre os efeitos da cafeína no coração, sistema nervoso central ou os possíveis riscos nos fetos.
Segundo os cálculos da AESA, publicados esta quarta-feira, 400 miligramas de cafeína por dia (um café expresso tem cerca de 80 miligramas) “não dá origem a preocupações de segurança para adultos não-gestantes”. Já as mulheres grávidas devem limitar o consumo de cafeína a 200 miligramas para proteger o feto.
Não é, no entanto, recomendado o consumo de 200 miligramas diárias de uma vez (a quantidade recomendada também para crianças e adolescentes), mas sim faseadamente. Também não se deve ingerir cafeína duas horas antes de fazer exercício físico, diz o relatório, que lembra que as bebidas energéticas têm os mesmos 80 miligramas de um café expresso; o chá preto tem 50 miligramas e uma lata de coca-cola tem 40.
Na Europa, os adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos consomem entre 37 a 319 miligramas de cafeína por dia.
FONTE: http://lifestyle.publico.pt/noticias/349102_cinco-cafes-por-dia-nao-prejudicam-a-saude
Nenhum comentário:
Postar um comentário